O ministro da Cultura, Marcelo Calero, completou a nomeação dos presidentes das vinculadas do MinC com o anúncio dos nomes de Marcelo Araújo para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e de Humberto Braga para a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Pela primeira vez, todas as vinculadas passam a ser presididas por funcionários de carreira. Mariana Ribas assume a Secretaria Executiva e Renata Bittencourt, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).
Servidora há 13 anos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Ribas ocupou o cargo de presidente da RioFilme, principal vinculada da secretaria municipal. Profissional graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Jornalismo Cultural e 13 anos dedicados à cultura, coordenou o Programa de Chamadas Públicas de Audiovisual em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura.
Servidor de carreira da fundação, Humberto Braga assume a presidência da Funarte. Profissional de artes cênicas e diretor de produção, foi secretário de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura, diretor de Artes Cênicas da Funarte e presidente da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).
Servidor de carreira do Ibram, Marcelo Araújo vai presidir o Instituto Brasileiro de Museus. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Araújo estava, desde 2012, à frente da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O novo presidente também foi diretor do Museu Lasar Segall e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Já a nova Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Renata Bittencourt, é mestra e doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas e foi coordenadora da Unidade de Formação Cultural (UFC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A historiadora também atuou, durante 10 anos, no Instituto Itaú Cultural.