Entre os dias 5 e 7 de dezembro, a cidade de Vitória (ES) irá sediar a 10ª edição da Oficina para Inclusão Digital. A Oficina é realizada anualmente pelo Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital.
Os participantes da plenária terão como principio norteador o fato de que é importante o estímulo à participação juvenil na apropriação de ferramentas e mecanismos de criação, produção e fruição cultural, o que possibilita trocas de experiências, linguagens, conhecimentos, realidades, cultura e informação. Por essa razão, é fundamental desenvolver políticas públicas que fomentem um protagonismo juvenil nessa área.
Realizada desde 2001, para ser um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população, a OID (Oficina para Inclusão Digital) tem como eixo fundamental a inclusão social.
O evento também é aberto a todos os interessados que buscam maiores informações ou até mesmo àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos práticos na área, uma vez que a oficina além das plenárias, palestras e debates, conta também com oficinas práticas.
As atividades da oficina objetivam reafirmar o compromisso do evento com agentes que atuam diretamente junto à população em telecentros, escolas públicas, comunidades e projetos de inclusão digital em todo o país, aproximando gestores, implementadores, formadores e técnicos dos grandes temas da atualidade no campo da Inclusão Digital.
Mais informações no site oficina.inclusaodigital.gov.br.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do MinC