Começa nesta terça-feira (12/7) e segue até quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional Cultura e Infância, realizado peloMinistério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural. O evento vai discutir a formulação de uma política cultural para a infância, a partir do debate de experiências estéticas realizadas no Brasil.

Em parceria com IX Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), o encontro contará com as presenças da secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, do criador do Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, do fundador do Ventoforte – um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil –, Ilo Krugli, entre outros representantes de instituições culturais que desenvolvem trabalhos com crianças.

“A formulação e implementação de uma política cultural para a infância no Brasil é hoje uma prioridade, definida tanto pelo Plano Nacional de Cultura quanto pelo Plano Nacional de Primeira Infância, assim como por documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário”, explica Marta Porto.

Para a secretária, “o pleno desenvolvimento de nossas crianças e jovens impõe uma responsabilidade enorme para os gestores públicos e a sociedade brasileira, e a dimensão criativa da vida, onde a arte e a cultura vivem e florescem, contribui decisivamente para que essa formação contemple o lado crítico, sensível e imaginativo de nossos pequenos”.

Além do encontro, durante o segundo semestre, o Ministério da Cultura realizará reuniões com grupos temáticos para discutir uma política para o segmento. A previsão é que a política cultural para a infância seja lançada em outubro, quando o MinC irá firmar parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Programação – Marta Porto faz a abertura do I Encontro Cultura e Infância na manhã do dia 12 de julho. A seguir, Wellington Nogueira discute o potencial da linguagem artística na transformação de ambientes. Ainda no primeiro dia de debate, a partir das experiências de Ilo Krugli, Beth Carmona (Midiativa), José Maria Braga (Escola Villa-Lobos) e do artista plástico Evandro Salles serão elaboradas diretrizes que possam construir uma política cultural para a infância.

Na quarta-feira (13), o encontro começa com o tema “Construção a partir de práticas e metodologias”, com a apresentação dos projetos de Guti Fraga (Nós do Morro), Carlos Barmak (Fundação Bienal de São Paulo), Luciana Chen (Centro Cultural Banco do Brasil SP), Angela Mascelani (Casa do Pontal), o arquiteto e cartunista Claudius Ceccon, Karen Acioly (FIL) e Laura Dalla Zen (Fundação Iberê Camargo). Neste segundo módulo estarão em pauta práticas e metodologias que possibilitam o contato das crianças com o fazer e a fruição cultural.

O encontro encerra-se na quinta-feira (14) com a formulação de diretrizes para uma política pública cultural para a infância. Em paralelo ao evento ocorrem oficinas voltadas às crianças.

O I Encontro Nacional Cultura e Infância acontece no Centro de Referência Cultura Infância – Teatro do Jockey (Rua Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea). A programação completa está no site www.cultura.gov.br/culturaviva.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *