O Ministério da Cultura prorrogou as inscrições para o Edital Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura até o dia 16 de outubro.
A iniciativa irá selecionar 46 Pontões de Cultura, sendo 31 com atuação nos estados e Distrito Federal e 15 com atuação temática, setorial ou identitária. As entidades devem ter pelo menos 3 anos de constituição jurídica e de experiência no mesmo objeto ou objeto similar.
Edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti
As inscrições para os editais de premiação do Cultura Viva – Sérgio Mamberti também tiveram as inscrições prorrogadas até 16 de outubro. O edital se divide nas seguintes categorias:
- Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo: reconhecer, valorizar e mostrar a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira; de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas; e com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.
- Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina: objetiva reconhecer as especificidades e a
pluralidade de manifestações culturais das etnias indígenas em cada região, valorizando suas identidades, seus modos de vida, saberes, fazeres e expressões culturais, em todo o Brasil. - Prêmio Diversidade Cultural: objetiva reconhecer e valorizar as culturas e a produção
cultural das pessoas idosas, com deficiência, LGBTQIA+ e em sofrimento psíquico, proporcionando reconhecimento, visibilidade e empoderamento a estes grupos que compõem a pluralidade da sociedade brasileira. - Prêmio Pontos de Cultura Viva: objetiva reconhecer, valorizar, incentivar, ativar e potencializar, em todas as Unidades da Federação, atividades culturais desenvolvidas e articuladas por Pontos de Cultura em suas comunidades, os quais atuam em rede, promovendo a transmissão, o fazer cultural e o intercâmbio de saberes, experiências de formação, criação e fruição artístico-cultural.
As inscrições devem ser feitas através da plataforma Mapa da Cultura.