Entre os dias 18 e 23 de outubro, a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, será palco da Mostra CineBH. O evento chega à sua 6ª edição neste ano e exibirá 126 filmes, sendo 43 longas, 5 médias e 78 curtas.
A programação de filmes está dividida em nove mostras temáticas, incluindo três mostras retrospectivas: uma dedicada ao diretor francês Leos Carax, outra ao diretor mexicano Nicolas Pereda e uma última homenageia a produtora mineira Teia.
Além das mostras retrospectivas, o público poderá conferir destaques da produção do Brasil e do mundo, na Mostra Contemporânea; a Mostra Diálogos exibirá expoentes da produção independente nacional; a Mostra de Curtas Nacionais e Internacionais exibirá todos os curtas-metragens desta edição; e a Mostrinha de Cinema e a mostra Cine-Expressão são dedicadas ao público infantil.
Paralelamente ao festival, será realizada a 3ª edição do encontro de coprodução Brasil Cine Mundi, que promoverá oficinas, debates e seminários. O evento promoverá encontros e debates com convidados como Isabelle Huige, diretora de programação do canal Arte France; Thierry Lenouvel, do fundo francês de financiamento de Amiens; e Gudula Meinzolt, do festival suíço Visions du Réel, além de produtores e realizadores de onze países.
A programação do Brasil Cine Mundi é gratuita e os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.cinebh.com.br até o dia 15 de outubro. As vagas são limitadas.
A Mostra CineBH terá como sede o Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde será realizada a mostra Brasil CineMundi, além de oficinas e debates. Integram também o circuito de exibição do evento o Cine Humberto Mauro, duas salas do Usiminas Belas Artes, o SESC Palladium – palco da abertura oficial do evento – e o Instituto Inhotim, que receberá a exibição de filmes temáticos sobre meio-ambiente e artes plásticas, além de ser o anfitrião da comitiva de convidados nacionais e internacionais.
*Com informações do site da Agência Nacional de Cinema