Filmes que refletem o golpe militar de 1964 e as consequências da tomada do poder pelos militares serão exibidos neste mês de abril no Sesc Santana, em São Paulo (SP), dentro da Mostra “Estado do Golpe”, que tem início nesta terça-feira (5/4).

Sempre às terças-feiras, às 20h, até o dia 26/4, a mostra reunirá filmes (entre curtas e longa-metragens) que têm como mote não apenas os anos iniciais da ditadura militar, mas também os desdobramentos ocorridos até 1985.

Programação completa e sinopse dos filmes:

Anos de Chumbo – Seleção de Curtas (Duração desta programação: 107 min.)
Composta por seis curtas-metragens (‘O reino azul’, ‘Um filme de Marcos Medeiros’, ‘Um tiro na asa’, ‘Clandestinos’, ‘Vala Comum‘ e ‘O dia em que Dorival encarou a guarda’), esta exibição busca refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969.
Dia 05 de abril, terça, às 20h. Teatro. Classificação indicativa: 14 anos. Grátis.

Vlado, trinta anos depois (Direção: João Batista de Andrade. SP, 2005. 84 min.)
Homem das letras, do jornalismo, da televisão e do cinema, Vladimir Herzog foi também vítima de um dos regimes de exceção mais cruéis da América Latina: a ditadura militar brasileira, iniciada com o golpe, em de março de 1964. Realizado por João Batista de Andrade, o filme permite conhecer o pouco comentado jogo de poder por trás da morte de Herzog.
Dia 12 de abril, terça, às 20h. Teatro. Classificação indicativa: 14 anos. Grátis.

O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes (Direção: Toni Venturi. SP, 1997. 105 min.)
Filme que busca traçar uma história cinematográfica das esquerdas brasileiras. Documentário vencedor do Festival É Tudo Verdade de 1997. A trajetória de Luiz Carlos Prestes, recontada por ele mesmo e por uma constelação de parentes, contemporâneos e também desafetos, lança uma luz particular sobre oito décadas da vida política brasileira.
Dia 19 de abril, terça, às 20h. Teatro. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

Redemocratização: as greves de 1979 – Seleção de médias-metragens
(Duração desta programação: 105 min.)
Os três filmes que compõem este programa (‘ABC Brasil’, ‘Greve!’ e ‘Greve de Março’) foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário, em obras sem personagens centrais, cujo protagonismo é exercido pela coletividade.
Dia 26 de abril, terça, às 20h. Teatro. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

O Sesc Santana fica na Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana. A entrada é grátis.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *