Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas cedidas pela organização do 7ª CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto). O evento acontece no interior de Minas Gerais, entre os dias 20 e 25 de junho.
São seis oficinas e 170 vagas com temáticas que abordam e exercitam o fazer cinematográfico, o processo de preservação digital, criação em novas mídias, roteiro , o documentário, a restauração digital.
Neste ano, três oficinas lidam diretamente com o tema da preservação. Em Patrimônio e Processos Audiovisuais Cocriativos, os instrutores Igor Amin e Vinícius Cabral vão estimular produções que dialogam com o patrimônio de Ouro Preto e o evento. A oficina oferece 25 vagas.
A Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos e Fílmicos é a oficina a ser ministrada de 22 a 24 de junho, pela professora do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais e do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Jussara de Freitas.
Já a oficina Restauração Digital de Imagem Cinematográfica será dada pelo expert em restauração digital na América Latina, o professor Fábio Fraccarolli. A oficina será realizada de 20 a 22 de junho para 30 alunos.
Informações e exercícios do fazer cinematográfico serão encontrados nas oficinas como Realização em Curta Documental, de Luiz Carlos Lacerda, que resulta, ao final de cinco dias de produção, na apresentação de uma obra audiovisual. O roteirista e professor Di Moretti será o responsável pela oficina de Roteiro, com 30 vagas, no período de 22 a 24 de junho.
Já A Falsa Ficção e/ou Documentário de Invenção: narrativas contemporâneas será ministrada pelo cineasta Joel Pizzini de 21 a 23 de junho para 30 alunos selecionados.
Para participar o candidato precisa preencher o formulário online no site oficial do evento www.cineop.com.br.
O prazo para inscrição termina no dia 31 de maio.