Começo nesta sexta-feira (23/9) e vai até domingo (25), em São Paulo, a 28ª edição da Expomusic, feira voltada ao setor musical que acontece anualmente no Expo Center Norte – no ano passado foram cerca de 52 mil visitantes.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Música (Abemúsica), Synésio Batista da Costa, o setor deve registrar crescimento nos negócios em torno de 15% em 2011, com movimentação de R$ 700 milhões. A previsão, segundo ele, é de que “nos próximos cinco anos, a cifra atinja R$ 1,5 bilhão”, já que nos últimos anos a taxa anual de crescimento do setor tem se mantido acima dos 10%. “Aqui se respira música, com cerca de 4,5 milhões de estudantes aprendendo música no Brasil, o setor tende a crescer cada vez mais”, completa o presidente.
A associação aposta no crescimento impulsionado pela aprovação da Lei 11.769, que altera a Lei de Diretrizes e Bases e institui o ensino musical como o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo, dentro da disciplina de Artes, na grade de matérias das escolas. Synésio afirma que, “aproximadamente, cinco mil alunos de escolas do ensino fundamental foram convidados para participar do evento”.
Para atender à demanda da área, as empresas têm criado inovações em diversos segmentos do setor. Neste ano, “210 expositores compostos por fabricantes, distribuidores e importadores participam da Expomusic 2011, e apresentam instrumentos musicais de todas as famílias como, por exemplo, cordas, sopro e percussão, até acessórios, equipamentos de som profissional e edição musical, estruturas de palcos e iluminação, além de softwares e inovações tecnológicas desenvolvidas para a indústria musical”, detalhou Synésio Batista.
A 28ª Expomusic ocupa 34 mil m² do Expo Center Norte e também promove shows, sessões de autógrafos e workshops durante os cinco dias. São esperadas participações de mais de 140 músicos no evento.
Evento realizado simultaneamente à 28ª Expomusic, o Music Hall terá, aproximadamente, 500 horas de shows, minishows e palestras. O espaço é reservado para bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música mostrarem seu trabalho. Nos dias 23 e 24, as apresentações acontecem a partir das 14h; no dia 25, a partir das 13h.
*Com informações do DCI