Reportagem do jornal O Globo deste domingo (22/7) mostra como o mercado de musicais no Brasil tem crescido em orçamento, número de produções e público. Apesar de, em sua maioria, os grandes protagonistas deste segmento ainda serem versões para espetáculos internacionais, as obras criadas no país também estão ampliando sua estrutura e tornando-se mais atrativas para público e investidores.
“No início, era importante investir em ‘Hair’ e outros clássicos de abrangência. Mas agora é hora de valorizar o que temos aqui. A quantidade de material cultural é imensa, não faltam assunto e música de qualidade”, afirma o empresário Luiz Calainho, sócio da Aventura Entretenimento, que prepara o musical “Rock in Rio”, cuja montagem de R$ 12 milhões será a mais cara do teatro nacional.
Além do “Rock in Rio”, a produtora planeja outros três musicais de altas cifras: a adaptação do longa “Se eu fosse você”, de Daniel Filho (R$ 10 milhões), uma montagem biográfica sobre Elis Regina (R$ 4,5 milhões) e o musical adolescente “Tudo por um popstar”, inspirado no universo literário de Thalita Rebouças (R$ 3,5 milhões).
Ex-sócios de Calainho, os diretores Charles Möeller e Claudio Botelho se associaram à GEO Eventos, recém-chegada ao ramo, para encenar uma leva de criações originais. A começar pelo musical “Nada será como antes — Milton Nascimento”, que chega ao Teatro NET Rio no dia 9 de agosto, orçado em R$ 1 milhão. Após a estreia de outra adaptação da Broadway, “Como vencer na vida sem fazer força”, marcada para janeiro, Möeller e Botelho vão se dedicar a “Dancin’ days”, escrito por Nelson Motta, “Verônica ou 13”, segunda parte da trilogia iniciada com “7 — O musical”, e “Era Vargas”, idealizado por Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral.
Produtora de versões para “Hairspray”, “Xanadu” e “Cabaret”, além de “Tom e Vinicius” (2008) e pelo fenômeno “Tim Maia — Vale tudo, o musical”, que custou R$ 3,8 milhões e já acumula mais de 180 mil espectadores, a Chaim planeja, para 2014, um musical em homenagem ao Teatro de Revista brasileiro.
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*Com informações do jornal O Globo