Após muitos rumores e em meios a problemas financeiros, o MySpace foi vendido pela News Corporation por cerca de US$ 35 milhões para a empresa de publicidade Specific Media, segundo informações do jornal New York Times.

Já apontada como líder das redes sociais, o site foi disputado a tapa e comprado pelo conglomerado de mídia de Rupert Murdoch em 2005, por impressionantes US$ 580 milhões, quando tinha cerca de 20 milhões de visitantes únicos mensais. A News Corp adquiriu o MySpace depois que Murdoch decidiu intervir na disputa pela empresa e superou rivais como a Viacom, controladora da MTV, na concorrência.

No ano passado, a empresa relançou o Myspace como um site de entretenimento social focado em música, filmes e celebridades. Mas não conseguiu aguentar a competição com seu principal rival, o Facebook, que hoje possui mais de meio bilhão de usuários no mundo todo.

Em entrevista ao jornal, o ex-diretor do MySpace, Richard Rosenblatt, presente na época da venda para a News Corp., lamentou a situação atual da empresa. “É uma vergonha que o valor do MySpace tenha diminuído tão severamente desde sua aquisição. O pioneirismo do MySpace nas redes sociais será para sempre lembrada como o início de um novo meio.”

De acordo com o NYT, muitos dos 400 funcionários do MySpace foram demitidos nesta quarta-feira (29/6). Além disso, o CEO do site, Mike Jones, afirmou em um documento interno que deixará o cargo em até dois meses.

Havia outros candidatos para a compra, incluindo esforços, em separado, de dois cofundadores do Myspace, Chris DeWolfe e Tom Anderson. O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, desistiu do negócio depois de uma série de incertezas e o fundo Golden Gate Capital também não prosseguiu com as transações.

“O MySpace é reconhecido por seu pioneirismo entre as mídias sociais. A empresa tem transformado as formas pelas quais o público descobre, consume e interage com conteúdo online”, disse Tim Vanderhook, CEO da nova dona da rede.

Fundada em 1999 por Vanderhook e os irmãos Chris e Russell, e baseada em Irvine, na California, a Specific Media ajuda companhias a comprarem espaço publicitário digital na internet, em web móvel e também na TV. Atualmente, a empresa está entre os maiores nomes da publicidade on-line dos Estados Unidos.

*Com informações do IDGNow e de O Globo Online


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *