Resolvi tornar mais público o que já está escancarado pela linhas tortas do Twitter. Não me orgulho nada de estar protagonizando um bate boca de baixíssimo nível com o ator global José de Abreu, que reagiu ao meu artigo “Altos e Baixos de Ana de Hollanda, com ameaça de morte:
Ouvi sua entrevista na CBN na semana passada. Que falta de senso! Vc prestou um enorme desserviço ã Cultura com aquelas palavras completamente fora da realidade. Por isso nao me espantei ao ler seu post. Entre varias atividades na campanha – como por exemplo a twitcan do Chile com quse 11 mil espectadores – eu organizei o evento do Teatro Casa Grande, junto com Eric Nepomuceno. Ser chamado de golpista por você é uma honra. Voce morreu hoje e ainda nao sabe. Deus acompanhe sua alma. Jose de Abreu. Email josedeabreu@globo.com twitter jose_de_abreu
Respondi em seguida, tentando equalizar o debate, porém sem me acovardar:
Será q o José de Abreu está falando comigo? Eu não dei nenhuma entrevista para a CBN. Não chamei ninguém de golpista. Apenas considero o movimento parte integrante de um movimento para expulsar a ministra do cargo. De cara eu já disse que não tinha medo de cara feia e corria o risco de acertar pessoas bem intencionadas e outras mal informadas. Não existe alinhamento com o ministério, existe com a democracia. Esse movimento é trollado, antiético. Não é coisa séria. Eu só acredito em movimentos que tenham como base a ética. Se eu morri José de Abreu, foi por uma boa causa. Abs, LB
Seu novo comentário, veio em seguida:
1. “Mobiliza Cultura constitui o ápice desse movimento golpista” Com essa frase vc chama sim de golpistas todos os mais de 2 mil signatários da Carta. No mesmo comentário vc diz que nao chama ninguém de golpista e depois reafirma e mais, chama de trollado e anti ético. Decida-se.
2. Já que vc fala em ética gostaria de saber da independência da Cultura e Mercado e do Instituto Pensarte em relação ao MinC. Acaso voces captam por leis de incentivo? Se sim, pode relacionar os projetos aqui?
4. Qual sua relação com escritórios de captação de incentivos fiscais?
3. Acaso voce participou da campanha para eleição da Dilma?
Obrigado.
Percebi que o artigo gerou revolta sobretudo aos articuladores e golpistas, desde as pessoas que estão realmente articulando a queda da ministra, pois desejam o seu cargo, até as viúvas do Juca. Mas ao mesmo tempo atingiu pessoas inocentes, que aderiram ao movimento de caso pensado, em busca de avanço nas políticas culturais. Eu já havia apontado no artigo esse risco, mas resolvi deixar mais claro, pedindo desculpas aos inocentes:
Quero comentar duas coisas: 1) Não considero os signatários do manifesto mal intencionados. Apenas estou alertando para os interesses por trás dela e quais as origens do movimento. São fatores importantes para avaliá-la; 2) O meu artigo não defende a ministra. Não tenho elementos para defendê-la, tampouco atacá-la. Acho que o movimento não aponta as questões que deseja avançar. Faz acusações vagas, imprecisas quando não falsas. E não aponta onde quer chegar, concretamente.
O tom das ameaças e da gritaria já diz muito sobre isso tudo. Vamos em frente!
Insatisfeito com o meu silêncio em relação às acusações, @Jose_de_Abreu entrou em cena pelo Twitter. Separei alguns dos seus tuítes mais interessantes e também os mais retuitados:
– @lbcem Já começa agredindo? Recebo da Globo pela venda de meu trabalho. Qual sua relação com o Inst Pensarte? Dezenas de projetos no MinC..– Cultura e Mercado é uma realização do Instituto Pensarte que tem no MinC 68 projetos aprovados. RT @lbcem Não uso Rouanet …– MinC Projeto 024081 Nome: Cultura e Mercado/manutenção do site “Cultura e Mercado” Aprovado 46.516,34 RT @lbcem Não uso Rouanet …– @lbcem Então vc usou, assuma. Nao discuti a seriedade nem emiti juízo. Quer discutir com a Globo, discuta, eu nao sou representante dela.– @lbcem @cultmerc Legal, mudou o discurso, parabéns. É assim que se começa uma discussão séria e não com ataques ad hominem.– @lbcem A min @anadehollanda conhece minhas razões. Não devo satisfações de meus atos a vc, que é muito mal informado. Já disse mil x q nao.– @cultmerc A partir de pressões legítimas. Ou não? Quem as fez? O Leo?– Pergunta do dia: 46 mil reais de dinheiro público “para manutenção do site” é muito ou é pouco? Respostas para @lbcem Cultura & Mercado.– O Cultura e Mercado,q ataca quem quer projeto de continuidade na Cultura aprovado pelo voto,recebeu 40 mil do povo para manter site! @lbcem– Quem patrocina o site Cultura e Mercado? O Instituto Pensarte, um órgão íntegro que tem 68 projetos aprovados na Lei Rouanet!– O Cultura e Mercado,q ataca quem quer projeto de continuidade na Cultura aprovado pelo voto,recebeu 40 mil do povo para manter site! @lbcem– Quem patrocina o site Cultura e Mercado? O Instituto Pensarte, um órgão íntegro que tem 68 projetos aprovados na Lei Rouanet!– Cultura & Mercado, através do Inst Pernsarte, que imprime livros sobre seu próprio umbigo, tentou aprovar R$ 54.120.465,27 nos últimos anos.– De dinheiro do povo brasileiro! R $ 54.120.465,27! CINCOENTA E QUATRO MILHOES DE REAIS EM LEI ROUANET!
– @jose_de_abreu diz que eu morri. Acho que por uma boa causa. s://ht.ly/4PE4R Ética na política!– @jose_de_abreu Não uso Rouanet, não recebo do MinC nem da Globo. Vamos debater política cultural? s://ht.ly/4QayD– @jose_de_abreu O @cultmerc usou Rouanet uma vez na vida há muito tempo. Não usa mais.– @jose_de_abreu O Pensarte é uma organização cultural seria e não usou mais Lei Rouanet do que a Globo, onde vc trabalha.– @jose_de_abreu da Globo. Eu não mudei discurso. Estou discutindo ética e vc me ataca em vez de discutir o assunto.– @Jose_de_Abreu Sou contra o jogo sujo. Não jogo assim por oção. Mas se quiser, eu não fujo da briga. Não tenho medo de cara feia.– @Jose_de_Abreu Vamos discutir o #MobilizaCultura então, ou quer continuar com ataques gratuitos?– @Jose_de_Abreu O #MobilizaCultura quer derrubar a @anadehollanda, trata-se apenas disso. E vc é candidato?– @Jose_de_Abreu Todas as premissas do #MobilizaCultura são falsas. Quais são as propostas? O que ele reivindica, concretamente?– Pergunta do dia para @Jose_de_Abreu da Globo: quer comparar valores captados entre @cultmerc e os articuladores do #mobilizacultura?– @Jose_de_Abreu da Globo. R$ 46 mil em 2002 dava para pagar 5 meses de @cultmerc. Os outros 10 anos foram no peito e na raça.- @Jose_de_Abreu quer o cargo da Ana de Hollanda e usa um projeto de 2002 para descredibilizar o @cultmerc.– @Jose_de_Abreu Se eu morri pq vc não me deixa em paz?
Cultura e Mercado recebeu um patrocínio via Lei Rouanet em 2002, tempo em que contava com uma equipe de 3 pessoas para cuidar do conteúdo e uma para desenvolver o design e a parte técnica. O meu trabalho na maioria das vezes foi voluntário. Além disso, é patrocinado pela minha empresa, Brant Associados, na época chamava-se Pensarte e é fundadora do Instituto também, presidido por mim entre 200o e 2003, que auxilia na manutenção do site até hoje.
Depois da minha gestão como presidente, resolvemos abrir o Instituto, convidando algumas pessoas para fazer parte da diretoria, num processo político intenso. O Pensarte foi conduzido por várias diretorias desde então, nem todas alinhadas com o meu modo de pensar a articulação do setor cultural. Mantive o Cultura e Mercado nas mãos do Pensarte justamente para guardar o sentido público da publicação, embora até hoje tenha que patrocinar o veículo com dinheiro próprio, auxiliado esporadicamente por anúncios, apoios e patrocínios.
Estamos nos esforçando muito para tornar o site sustentável, buscando apoios e patrocínios, sempre sem contar com Leis de Incentivo à Cultura. Quero deixar claro que não vejo problema algum em obter incentivo para um projeto público, que presta serviços reconhecidos por toda a comunidade cultural. Apenas não o faço para blindar o veículo de ataques. Por ser independente e trabalhar com a matéria política, smpre haverá a fúria dos interesses constrariados.
Mas estamos aqui, firmes e fortes, comemorando 10 anos de atividades intensas e sempre no centro das discussões de política e mercado cultural brasileiros. Espero ter a capacidade de fazer isso com mais leveza e sem embates pessoais. Essa é a minha maior busca no momento…
Quanto ao José de Abreu, continuo admirando-o pelo artista que é. Todos temos o direito de explodir em defesa da nossa dignidade. Quero acreditar que tudo não passou de mal entendido. Ele ouviu alguém falar na CBN, achou que fosse eu, mando o petardo de morte… E uma coisa levou a outra. E estamos aqui, enjaulados em nossa própria agressividade. E isso não leva a nada…
12Comentários