O livro em questão, lançado recentemente pela Summus Editorial, merece ao menos uma dezena de resenhas e críticas deste blog, tamanha riqueza de detalhes, qualidade de informação e análise precisa. Com depoimentos de atores, produtores, diretores e executivos, o autor faz um retrato cru e impactante de um universo dependente de poder, prestígio e status. A tradução para o português vale a pena, assim com as notas de tradução, que contextualizam o leitor ao mercado e às práticas de Hollywood no Brasil.
Romantismo, arte, criatividade? Foi-se o tempo em que a imagem de Hollywood se baseava nessas três palavras. Hoje, os estúdios cinematográficos existem por uma única razão: ganhar dinheiro. No livro O grande filme – Dinheiro e poder em Hollywood (384 pp., R$ 87,00), Edward Jay Epstein descreve com detalhe os perfis dos primeiros empresários da indústria cinematográfica e trata das relações conturbadas que ajudaram a fazer a história de um dos entretenimentos preferidos no mundo todo, reduto de personalidades excêntricas. Negociatas e artimanhas em nome do lucro revelam um lado ganancioso e nada glamoroso da encantadora sétima arte.
“A parte mais assustadora da tarefa de organizar minha pesquisa foi encontrar um rumo em meio à infinidade de dados sobre Hollywood, uma floresta pululante de polêmicas, folclore, releases de divulgação e trivialidades sobre as celebridades”, diz Epstein. Uma das principais formas de diversão no século passado, o cinema marcou uma era. Idealizadas por pioneiros e aperfeiçoadas por executivos, as sete principais companhias cinematográficas representam hoje organizações que visam objetivamente ao lucro.
Epstein revela os detalhes do funcionamento desse mercado desde os primórdios, apresentando pesquisas sobre as evoluções tecnológicas que obrigaram as empresas a se adaptar: a televisão, o videocassete, o DVD, a TV a cabo e o pay-per-view, entre outros. Segundo ele, para sobreviver nessa selva os executivos trabalham com um cronograma rigoroso. Os DVDs, por exemplo, só entram em cena quando as bilheterias começam a dar sinais de queda. Em seguida, iniciam-se os contatos com a TV a cabo e, por fim, com a televisão aberta.
O autor mostra ainda como se produz uma obra cinematográfica, do começo ao fim, e comenta a americanização da mensagem dos filmes e a falta de limites na exploração da ilusão. A relação entre as produtoras e os atores em todos os tempos também foi registrada por Epstein, que relata os casos de manipulação e as intrigantes negociações entre astros e companhias desde o surgimento do cinema até os dias atuais. “Podiam pedir que eles mudassem a aparência facial, a cor dos cabelos, detalhes biográficos e, algo bastante comum, seu nome. Por exemplo: Issur Danielovitch teve seu nome trocado para Kirk Douglas, Marion Morrisson para John Wayne, e Emanuel Goldenberg para Edward G. Robinson”, relata.
A própria instituição do Oscar como premiação surgiu com o propósito de evidenciar o prestígio dos promotores da indústria cinematográfica, insurgentes aventureiros que tiveram sucesso com a invenção.
A inegável influência no comportamento do público, as mensagens de conscientização e o papel politizador fizeram do cinema um agente social. Muitas mudanças mundiais ocorreram desde seu surgimento, e os filmes trataram de sintetizá-las num registro muito peculiar. Essas e outras funções do cinema são apresentadas na obra como testemunhas da evolução dos tempos.
O autor
Edward Jay Epstein estudou ciência política nas universidades de Cornell e Harvard e recebeu seu Ph.D. de Harvard em 1973. Sua dissertação de mestrado sobre a procura da verdade na política (Inquest: the Warren Commission and the establishment of truth) e sua tese de doutorado sobre o noticiário na tevê (News from nowhere) foram ambas publicadas. Ensinava ciência política no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na University of Califórnia, Los Angeles (Ucla), mas decidiu que escrever livros era uma atividade mais educativa. O grande filme é seu décimo terceiro livro. Vive em Nova York. Visite o website do autor: www.edwardjayepstein.com.
Título: O grande filme – Dinheiro e poder em Hollywood
Autor: Edward Jay Epstein
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 87,00
Páginas: 384
ISBN: 978-85-323-0477-3
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br
2Comentários