A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Condephaat, das Oficinas Culturais e do SISEM-SP, e em parceria com a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, oferece uma oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico, que será realizada de 29 a 31 de julho, no Centro de Reconstrução Sustentável de São Luiz do Paraitinga (Ceresta).
A atividade “Patrimônio Arquitetônico: Princípios Gerais de Preservação e Projeto” visa a ampliar e a fortalecer as políticas públicas da Secretaria para a área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.
A oficina terá a apresentação da Presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello, e contará com a participação de Marília Barbour, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura, e de Erika Hembik Borges Fioretti, Lara Melo Souza e Luciana Yurie Sakayemura, arquitetas do Condephaat.
A oficina será ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves, que introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público e privado.
O programa da oficina será desenvolvido em módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum com 2 horas/aula, destinado à discussão de questões locais à luz do que foi apresentado anteriormente.
Serão abordados os temas: história do restauro e princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado. Fechando a atividade, os participantes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 28 de julho pelo telefone (12) 3671-1672, pelo e-mail comunicacao@saoluizdoparaitinga.sp.gov.br ou diretamente no Ceresta (Praça Dr. Oswaldo Cruz, nº 22 – São Luiz do Paraitinga), das 8h às 17h.
Ao longo do segundo semestre de 2011, outros centros históricos do Estado de São Paulo — Bananal, São Sebastião, Santana de Parnaíba, Itu e Amparo — também receberão as oficinas educacionais do Patrimônio Histórico.
*Com informações do site da Secretaria de Estado da Cultura