O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, desenvolveu uma série de atividades para atender os grupos de teatro do interior, litoral e Grande São Paulo. Serão ministrados cursos, oficinas, workshops e palestras com o foco em dramaturgia, interpretação e direção teatral. Ao todo serão promovidas 280 atividades, totalizando 5.600 vagas.
Para receberem as atividades as prefeituras e instituições interessadas devem entrar em contato com a coordenadoria do Projeto Ademar Guerra por meio do site: www.oficinasculturais.org.br. As atividades têm um formato básico de seis horas e podem ser adaptadas para atender a necessidades específicas na área de formação e capacitação em teatro.
O Projeto Ademar Guerra é um programa da Secretaria de Estado da Cultura criado em 1997 com o objetivo de interiorizar as atividades culturais no Estado de São Paulo e possibilitar a capacitação de grupos que já possuem experiência em artes cênicas.
A coordenação geral do projeto Ademar Guerra está a cargo de Aldo Valentim, mestre em Artes pela Unicamp e mestrando em Gestão Pública pela FGV. Foi coordenador do projeto Ademar Guerra entre os anos de 2003 a 2006. A curadoria artística do Projeto é realizada pelo diretor teatral Sergio Ferrara, o projeto conta também com a consultoria de Expedito Araújo.
Para o coordenador de projeto, Aldo Valentim, o pacote de ações do Projeto Ademar Guerra tem por objetivo capacitar e atualizar os artistas de teatro. “As atividades foram desenhadas como ‘pronto socorro teatral’, que além de levar um novo olhar sobre o tema poderá também colaborar no aperfeiçoamento das várias técnicas necessárias para a criação e realização de um espetáculo”, conclui.
O curador Sérgio Ferrada acredita que o teatro não é universal só na sua essência, isto é, linguagem e forma de expressão, mas também pelo fato de que o teatro pode acontecer em todos os lugares. “Nesse sentido, o olhar para o interior é fundamental. Precisamos saber o que as pessoas estão pensando, porque no fundo o que fomenta as ideias é a relação do espaço da comunidade, do coletivo e do humano, que é universal”, analisa.
Neste ano, foram selecionados 35 grupos e 35 artistas-orientadores que atuam em 29 cidades de todo o Estado de São Paulo. Saiba a opinião dos grupos e orientadores sobre o início das orientações:
Para o diretor da Cia. Quartum Crescente, Ronaldo Batista de Moraes, o encontro com o orientador Roberto Morettho foi bastante interessante. Foi o primeiro com as outras pessoas do grupo. “Tiramos um momento para todos se conhecerem mais, falamos sobre a proposta e o que esperamos do trabalho”.
O ator Douglas Chaves, integrante da Companhia Corpo Santo de Campinas, destacou que o encontro foi muito intenso e teve um bom aproveitamento. “Nossa orientadora é Nádia de Lion, que se mostrou logo no primeiro momento uma excelente profissional. Ela nos passou confiança e seriedade. Temos certeza que ela chegou para somar ao nosso trabalho”.
Sobre o Ademar Guerra
Artista multimídia, Ademar Guerra foi um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950 com a formação e a profissionalização trazida pelo TBC-Teatro Brasileiro de Comédia. Em 1964, Guerra realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado de São Paulo.
Serviço
Projeto Ademar Guerra
Oficinas, palestras e workshops
E-mail: projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br
Telefone: (11) 4096-9440 / 4096-9839