O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011 apresenta mais uma vez abrangência nacional. Este ano, serão contemplados 187 projetos nos 12 estados brasileiros que dispõem e utilizam leis de incentivo à cultura. Entre as iniciativas selecionadas, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.

De 2001 a novembro de 2010, a Oi, por meio do Oi Futuro, patrocinou mais de 950 projetos culturais e atingiu um público de mais de 13 milhões de espectadores. Nesse período, o investimento foi de R$ 240 milhões.

Os projetos deste ano foram avaliados por comissões de especialistas em cada uma das áreas culturais e terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. Entre outubro e novembro de 2010, foram inscritas 4.853 propostas em todo o Brasil.

Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais.

Foram priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, que têm desdobramentos sociais e que reúnem arte e tecnologia.

A lista de contemplados pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br/cultura.


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

1Comentário

  • Chico Ferreira, 23 de março de 2011 @ 14:03 Reply

    Belo projeto da Oi e com a expectativa de que cada vez mais as marcas façam algo parecido e percebam o que ações como essa agregam de valor para as empresas.
    Parabéns pela iniciativa da Oi 187 projetos em 12 estados.
    Apresentando uma descentralização de projetos e contemplando muitos estados que não costumam receber tantos benefícios como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pará, entre outros.

    Porém Rio de Janeiro com 96 projetos contemplados e São Paulo com somente 4 (quatro) projetos contemplados (sendo 2 de teatro, 1 de publicação e 1 de música).

    É um descaso com os artistas e produtores.
    Nada contra ser um edital com a 50% voltado para o Rio de Janeiro, mas a Oi deveria deixar bem claro no edital de que forma seriam feitas estas seleções e aí sim alguém de São Paulo optar por dedicar horas de trabalho para fazer o projeto.
    Esta na hora de pararem com o pouco caso com produtores e artistas.
    A classe cultural não pode mais viver de favores.
    96 projetos Rio de Janeiro e 4 de São Paulo é um absurdo, que deixaseem isto claro no Edital.
    Queremos transparência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *