Diante do avanço do Facebook no mercado brasileiro, o Google aposta em interação maior entre os seus serviços, como as buscas e o YouTube, para fortalecer sua rede social, o Orkut. A ideia é transformar a plataforma no caminho para otimizar a experiência do usuário na internet.

“Não é porque o Facebook lançou algo que o Orkut tem que lançar. Vamos adaptando como o brasileiro quer compartilhar informação. Como quer criar a sua rede”, diz o diretor de novos mercados do Google na América Latina, Daniel Gertsackov.

Apesar da liderança nas redes sociais no Brasil, o Orkut enfrenta maior concorrência com o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg fechou março com 19 milhões de usuários, mais que o triplo do registrado um ano antes. Já o serviço do Google teve alta de 32,5% na mesma comparação e encerrou o mês com 33,6 milhões de usuários, segundo dados da comScore. Gertsackov não deixou claro como serão as mudanças, mas um sinal de maior integração foi enviado no começo deste mês.

O Orkut passou a transmitir entrevistas e shows, em uma relação mais próxima com o site de vídeos da empresa, o YouTube. O esforço segue uma série de mudanças recentes no formato de apresentação da rede social, que vão desde a ampliação da foto nos perfis dos usuários até a inclusão de um botão “like” (gostar) em atualizações dos amigos, como no Facebook.

Outro sinal das mudanças que estão por vir foi apresentado nesta semana. A empresa informou a estreia do Social Search -lançado em 2009- para a América Latina e um pacote que inclui o lançamento em 19 línguas. O serviço agrega aos resultados de busca dados dos seus contatos nas contas da empresa, como Google Talk e Buzz, além de redes como o Twitter. “Quando você faz alguma busca, aparecem coisas que seus contatos citaram no Blogger ou no Twitter”, exemplifica o diretor global de comunidades locais, Alex Rodrigues Torres.

Os dados do Orkut serão incluídos mais à frente. A empresa considera o Social Search mais um passo no esforço de aprimorar o Orkut com a integração entre serviços da empresa, além de ser uma aposta adicional no campo das redes sociais.

Para Gertsackov, o Orkut está escutando mais o brasileiro para fazer as adaptações. “O concorrente número 1 do Google não é o Facebook. É a mudança. Estamos apostando que [o consumidor] não só está querendo obter informação mas também compartilhar”, diz.

*Com informações da Folha de S. Paulo


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