Anualmente, um vilarejo de dois mil habitantes no interior da Sérvia sedia o maior evento de música balcânica do mundo. A cada edição, o Festival de Guča recebe cerca de 600 mil visitantes que vão até a cidade prestigiar o encontro de grupos de várias partes do mundo, dedicados à música folclórica da região.

Segundo o site da organização, o evento teria ganhado elogios calorosos até mesmo do mestre Miles Davis, que afirmou não saber que o trompete podia ser tocado daquela maneira. E como onde há celebração, há brasileiros, nós não poderíamos deixar de mandar representantes tupiniquins para essa confraternização entre nações.

Em fevereiro deste ano, a Go East Orkestar (GEO) recebeu um convite inesperado para participar do Festival de Guča. A banda é a primeira da América Latina a ser convidada para o evento e, claro, o entusiasmo foi grande. “A orquestra existe há apenas dois anos e receber um convite para representar o Brasil na competição internacional desse festival é uma honra”, afirma Sol Provvidente, produtora da orquestra.

Porém, levar dois times de futebol para o outro lado do Oceano Atlântico não é tarefa fácil, ainda mais para um projeto independente. Por isso, a GEO resolveu pedir um ajudinha aos seus simpatizantes para embarcar pelo menos metade dos integrantes – formação mínia da fanfarra – num avião rumo à Belgrado, capital da Sérvia.

A página do projeto está no ar pelo site de crowdfunding Movere. A GEO espera arrecadar pelo menos R$ 40 mil para poder financiar os custos de passagem, acomodação, alimentação e traslados. “(Estamos fazendo) posts diários em nossa redes sociais, emails e mobilizando nossos amigos no Brasil e no exterior. Flyers impressos também serão distribuídos nos ensaios em espaços públicos que a GEO fará até o termino do prazo do projeto”, explica a produtora.

O começo – Pode até ser novidade para moradores de outros estados, mas o Go East Festa acontece desde de 2007 no Rio de Janeiro, levando um tempero balcânico à noite da capital carioca. Foi lá que, em 2010, nasceu a primeira formação da Go East Orkestar.

“Os integrantes foram convocados através de email, redes sociais e cartazes em escolas e faculdades de música para ensaios semanais na Praça São Salvador, no Rio”, conta Sol. “Os músicos foram aparecendo nos ensaios e assim fomos fechando o grupo, que hoje conta com 22 integrantes”, complementa.

E de onde vem o interesse pelo estilo? “Muitos de nós conheceram a música balcânica através das trilhas sonoras dos filmes de Emir Kusturica. É uma música muito vivaz que traduz o caldeirão cultural que é a região balcânica”, explica a produtora.

Com o projeto no ar e a divulgação em curso, só resta esperar a colaboração do público.

Quanto às expectativas, Sol revela que são as melhores possíveis. “Será uma semana de imersão cultural. Estamos ansiosos!”.


author

Jornalista, foi repórter do Cultura e Mercado de 2011 a 2013. Atualmente é assessor de comunicação da SPCine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *