Desenvolvida pelo Instituto Overmundo, a pesquisa “Análise de modelos de negócios praticados no mercado da música no estado do Rio de Janeiro” pretende identificar e analisar diversos tipos de modelos de negócio, formais e informais, em diferentes cenas musicais no âmbito da cadeia produtiva da música do estado.

Os resultados devem oferecer dados importantes na criação de políticas públicas para o mercado musical. A pesquisa identificará, por exemplo, que tipo de estratégias comerciais tem sido mais produtivas para músicos e demais agentes da cadeia produtiva.

Olívia Bandeira, coordenadora da pesquisa no Instituto Overmundo, afirma que a primeira fase da pesquisa, que teve início em julho de 2011, é qualitativa. “Através da observação participante e de entrevistas em profundidade com agentes de algumas cenas e circuitos musicais, procuramos construir um mapa de parte da produção musical do estado e das diversas estratégias de negócios utilizadas por eles”.

O estudo também voltará seu olhar para as novas tecnologias de comunicação, como as redes sociais, para entender como os diversos agentes se utilizam dessas ferramentas para desenvolver relações de produção, circulação e consumo de música.

Atualmente, o hotsite hospeda um questionário voltado para gravadoras, para se aprofundar no funcionamento do setor e nas mudanças que vêm ocorrendo no mercado com o desenvolvimento das novas tecnologias digitais.

*Com informações do site Estrombo


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *