O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, apresenta, no dia 7 julho, às 19h, a palestra Open Source Performance, com Amelia Winger-Bearskin.

A artista multimídia norte-americana, que também é professora e performer, abordará questões sobre a relação espacial do corpo no contexto urbano. Além disso, falará sobre sua carreira e produções artísticas ao redor do mundo.

O evento é uma parceria entre o Departamento de Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e a Universidade Vanderbilt (EUA), com apoio do NAP – Núcleo Aberto de Performance.

A palestra, que é gratuita e aberta ao público, será ministrada em inglês e espanhol. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo telefone (11 3814-4832) ou e-mail: pacodasartes@pacodasartes.org.br.

Sobre a artista – Amelia Winger-Bearskin graduou-se em canto lírico aos 16 anos no Eastman Conservatory de NY. Morou na Costa Rica por cinco anos, onde dirigiu sua própria companhia de teatro avant-gard, com artistas locais. Retornou aos Estados Unidos e graduou-se em 2000 em Artes Plásticas na George Mason University, Washington DC e em 2008 obteve seu mestrado em trans-media na University of Texas. Desde então vem se dedicando à prática da performance, música, vídeo e poesia. É professora de multimidia (video e midias portáteis) na Universidade de Vanderbilt, no Tennessee onde também desenvolve pesquisa.

Em 2010 criou e é a editora chefe da revista on-line, a artartzine.com, com o apoio das universidades de Vanderbilt, a Austin Peay, e a  Lipsconb, todas no Tennesse. Participou de várias exposições e atividades artísticas como a Pen Performance Art Festival em Beijim em 2009 e o Pan Asian Performance Art Festival na Coréia do Sul em 2010. Tem realizado trabalhos para diversos museus, galerias e feiras de arte como Lincoln Center em NY em 2008 no SCOPE Basel (2008); no Frist Art Center for Visual Arts em 2010; no Mexican American Cultural Center em Austin Center em 2011 e no Frist Art Center for Visual Arts em 2010. Recebeu várias bolsas e prêmios e de pesquisa interrdisciplinar. Outras informações sobre a artista podem ser verificadas no site: www.studioamelia.com

*Com informações do site da Secretaria de Estado da Cultura


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *