Nos dias 8 e 9 de março, acontece em João Pessoa (PB) o Fórum Latino-Americano de TV Digital. O objetivo do evento é discutir as inovações em aplicações interativas para o modelo desenvolvido no Brasil e na América do Sul e as experiências de utilização do padrão brasileiro de TV digital em países da América Latina.
O encontro é promovido pela TV UFPB e o Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba), em parceria com o Ministério das Comunicações e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O Fórum vai reunir governo federal, instituições e universidades brasileiras para debaterem com representantes da Argentina, Peru, Chile, Equador e Uruguai a implementação, por esses países, do middleware brasileiro ginga, um software que permite a interatividade na TV digital.
O evento trará também a Exposição Latino-americana de Conteúdos Interativos para TV Digital, que acontecerá no salão panorâmico da Estação Ciência, onde serão apresentadas as últimas novidades em conteúdos interativos para a TV digital do futuro.
As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ufpb.br ou pela página do evento.
Oficina Ginga – Durante a semana de realização do fórum e também na semana seguinte, o Ministério das Comunicações, em parceria com a Japan International Cooperation Agency e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vai promover, na UFPB, uma oficina destinada à capacitação de profissionais latino-americanos, visando a expansão e popularização do Ginga em seus países.
A oficina vai oferecer formação para cerca de 20 técnicos do Uruguai, Peru, Chile e Equador que, por sua vez, irão replicar os conhecimentos em suas áreas de atuação. O curso será ministrado pelo Lavid/UFPB e pelo Laboratório de Telemídia da PUC/RJ.
*Com informações do site do MiniCom