No dia 25 de maio, às 15h, no auditório do MAC Ibirapuera, em São Paulo, será promovido o debate Política cultural para as Artes Visuais, encontro terá como palestrantes o Diretor Geral do Ibram/MinC, José do Nascimento Júnior; do Diretor do Departamento de Processos Museais, Mário de Souza Chagas; da Diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, Eneida Braga Rocha de Lemos; do Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, Ricardo Rezende.
Este debate foi precedido por uma série de reuniões, realizadas a partir do início de abril de 2009, envolvendo os principais dirigentes de museus de arte e equipamentos culturais congêneres, bem como artistas e produtores culturais. Essas reuniões visavam o amplo debate da política a ser adotada por esse novo orgão relativa às instituições de arte e, em conseqüência de tais diálogos, acabaram por produzir um documento que estará disponível no site do Fórum Permanente. Este documento identifica a necessidade de precisar competências entre as diferentes esferas do MinC, e pretende dar subsídios não só ao debate que ocorrerá no MAC-USP, como na elaboração da política cultural a ser desenvolvida pelo IBRAM.
No início deste ano (2009) foi sancionada a Lei nº 11.906, que cria o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que deverá coordenar a Política Nacional de Museus (PNM). Com a medida, o governo federal espera aumentar a visitação e a arrecadação, além de fomentar políticas de aquisição e preservação de acervos e a criação de ações integradas entre os museus do país.
O debate será transmitido ao vivo, em vídeo, pelo site do Fórum Permanente. Para acessar a transmissão clique em: Página da web ou Windows Media Player. Os links estarão disponíveis somente no horário da transmissão.
* Com informações do Fórum Permanente.