Uma das coisas mais lindas que recebo todos os dias são contatos de pessoas interessadas em usar o crowdsourcing para criar algo novo, desde um slogan para a sua pequena loja no interior até um vídeo promocional de uma nova startup. Isso é lindo porque voltando dois anos, quando o número TOTAL de pessoas que conheciam crowdsourcing no Brasil não chegava ao número de seguidores que tenho no Twitter (aliás, você já me segue no Twitter?), soaria como um completo samba do crowd doido.
140% dos contatos que recebo são de pessoas que procuram uma plataforma para realizar suas campanhas, todas dispostas a gastar algumas Dilmas para colher bons frutos da multidão. E em 100% dos casos minha primeira pergunta é: por que você precisa de uma plataforma de crowdsourcing? E em 100% dos casos a pessoa não sabe o motivo.
Mas chega de porcentagem. Agora, como diria Jack, vamos por partes:
Você precisa de uma plataforma se precisa trabalhar com um grande (grande mesmo) fluxo de informações na sua campanha de crowdsourcing ou se a plataforma em questão oferece ferramentas simplesmente impossíveis de serem replicadas de forma… grátis. Isso, sem Dilmas. Esses casos são raros, para os outros deixo algumas dicas:
Use os formulários do Google.
Tenho certeza que a sua campanha de crowdsourcing será facilmente resolvida usando os formulários do Google. As perguntas corretas compartilhadas via Twitter e Facebook. Nós mesmos já usamos várias vezes. Integre com seu site ou blog e deixe a multidão trabalhar. Não se preocupe com prêmios, apenas peça ajuda.
Os formulários não servem para você, então use o Facebook.
O sistema de perguntas do Facebook é simplesmente ótimo. Além de facilitar a criação de perguntas e respostas tem um componente de viralização muito interessante: cada vez que alguém responder a sua pergunta ele repassa para os seus amigos. Numa clara progressão geométrica que talvez você não consiga com o Google.
O Facebook também não funciona para você? Ok, estou vendo que vai ser difícil.
Pergunte.
Parece estranho e um pouco tosco, mas é uma ótima tática para se iniciar uma campanha de crowdsourcing. Comece perguntando no Twitter (ok, você não terá muita ajuda). Pergunte para os seus amigos, familiares… a possibilidade que eles te ajudem é grande. E sem pedir nada em troca. A menos que você seja dos Corleones.
Enfim, a criatividade sempre será maior do que qualquer plataforma que você esteja pensando em usar. Mais do que isso, a multidão estará sempre disponível para te ajudar se você souber perguntar. E, principalmente, se você estiver a fim de construir algo maior e em prol da multidão.
Ok, você não está convencido. Então dê uma olhada na nossa lista de plataformas crowd.
*Publicado originalmente no site Crowd o quê?