O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos mais representativos no setor, chega à sua 31ª edição. Nesta edição, serão selecionados 08 trabalhos representativos para o patrimônio cultural brasileiro. As inscrições vão até 21 de maio.
Cada projeto escolhido receberá o valor de R$ 30 mil como forma de reconhecimento e valorização da iniciativa – que é o objetivo principal desta premiação criada em 1987, cujo denominação presta homenagem ao primeiro dirigente do Iphan. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.
A premiação se divide em duas grandes categorias, subdivididas por sua vez em quatro seguimentos:
1) Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material: ações de identificação, documentação, proteção, conservação e promoção do patrimônio cultural material;
2) Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial: ações de identificação, documentação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural imaterial.
Segmento I – Entidades Governamentais da administração direta dos níveis federal, estadual ou municipal ou indireta (autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; e fundações públicas).
Segmento II – Empresas e Fundações privadas mantidas por empresas.
Segmento III – Outras Instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada.
Segmento IV – Pessoas Físicas e representantes de grupos ou coletivos.
Segundo nota oficial, ”as ações serão pré-selecionadas pelas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, presidida pelo superintendente. Os projetos vencedores na etapa estadual serão analisados pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidente do Iphan e por 16 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2018, no site do Iphan.”.
Os trabalhos inscritos deverão ser entregues nas superintendências estaduais do Iphan. Para acessar o edital, clique aqui.