Realizada em Recife entre os dia 09 e 13 de dezembro, a edição de 2009 da Feira da Música Brasil reuniu um público superior a 120 mil pessoas com apresentações de 35 shows e uma intensa rodada de negócios.

O evento, marcado por grande presença estatal, também foi palco para  anúncios do ministro da cultura, como a criação do Fundo Setorial da Música e a reafirmação do apoio à Rede Música Brasil, programa que visa a contemplar todas as iniciativas da Funarte e do MinC relacionadas à música. O ministro também adiantou a criação de memoriais a destacadas figuras da música do país, como Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi.

Em entrevista coletiva, realizada na última sexta-feira, 11/12, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou uma série de incentivos à música. “Vamos criar o Fundo Setorial da Música”, afirmou ele. A verba do fundo será proveniente dos R$ 820 milhões do Fundo Nacional de Cultura, mas não adiantou quanto será reverido diretamente para a música e quais ações realizará.

O ministro também adiantou a criação de memoriais em homenagens a grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi, em seus respectivos estados natais, aproveitando a ocasião para reafirmar o apoio do Ministério à PEC da Música, que pretende tornar a venda de música livre de tributação – como já acontece com livros, sindicatos e templos religiosos.

“As declarações do Ministro repercutem num momento importante para a música do país. A Feira Música Brasil é a conclusão para tudo o que foi discutido no segmento neste ano e é o ponto de partida para que possamos discutir qual o melhor caminho a seguir”, declarou um dos diretores-executivos da Feira, Carlos “KK” Mamoni Júnior.

“De acordo com dados não oficiais, cerca de 6% do PIB nacional é oriundo da música. É a hora da música brasileira ser reconhecida por todos como um mecanismo importante para a economia do país. E a Feira existe pra isso”, explicou ainda o diretor-executivo do evento, Carlos Tabakof.

Com o tema Música Tocando Negócios, a Feira atingiu, em apenas quatro horas de seu primeiro dia de funcionamento, 160 negócios concluídos. No Terminal Marítimo, onde se concentrou a Rodada de Negócios, foram concluídos, em três dias, mais de mil encontros. Em vários outros pontos do bairro Recife Antigo, as atrações foram paineis de debates, mostra de cinema, oficinas e palestras de capacitação, todos gratuitos. Quem circulou por ali ainda teve a chance de conferir shows de artistas independentes no circuito off feira.

“A Feira aconteceu num momento de transição da música brasileira, que busca encontrar novos caminhos para sobreviver às mudanças do meio. Todas as entidades perceberam a importância da situação e essa união foi responsável pelo sucesso do evento”, declarou Carlos, que divulgou ainda que o evento contou com um investimento de R$ 4,8 milhões.

Carlos Tabakof destaca o crescimento da Feira em relação a sua primeira edição, em 2007. “Só para se ter uma idéia, a primeira Feira teve pouco mais de 20 milhões de cliques no Google. A edição 2009 já ultrapassou a marca de 31 milhões de cliques.”

Os organizadores já confirmaram a realização da Feira Música Brasil 2010. A cidade-sede será definida em votação e as inscrições começam em janeiro e poderão ser feitas no site www.feiramusicabrasil.com.br.

A Feira Música Brasil foi patrocinada pela Petrobras e pelo BNDES, apoiada pelo Sebrae, e organizada pela Funarte/MinC, Secretaria de Políticas Culturais/MinC, Secretaria de Cultura da Cidade de Recife, FUNDARPE/PE, em parceria com um conselho formado pelas entidades: Associação Brasileira dos Empresários Artísticos (Abeart), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira dos Editores de Música (ABEM), Associação Brasileira de Editoras Reunidas (ABER), Associação Brasileira das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e o Fórum Nacional da Música (FNM).


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *