Produção Cultural - A Construção da Estratégia - Cultura e Mercado

Produção Cultural - A Construção da Estratégia

Apresentação

CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL

 

 

A cultura brasileira é pulsante. Para todos os lugares para que se olha, ela está lá. Quanta riqueza. Temos, para além das ruas, casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais, coletivos, galpões, em diversos formatos e tamanhos. Em tempos de pandemia, fez-se necessário o uso da criatividade para oferecer também conteúdos online. E as manifestações artísticas continuam por todos os lados. Essa cultura viva, para se ?apresentar democrática e acessível, disponível e visível – portanto transformadora – precisa de profissionais qualificados para trabalhar em/por/com/sobre ela.

 

O momento é peculiar. O mercado cultural, mais do que nunca, precisa se fazer presente para fazer-se visível e reconhecível. A cultura só vai reconquistar o espaço que merece, se profissionais qualificados estiverem à frente dos projetos.

 

Quem é o produtor? Este curso não é um curso de elaboração e formatação de projetos. É um curso que busca apresentar esse produtor cultural, localizá-lo nesse mercado, atribuir-lhe sua faceta estrategista e dar-lhe, enfim, sua dimensão social.

 

Ao longo dos encontros serão abordados aspectos que compõe o cenário em que o produtor atua e os elementos necessários para o desenvolvimento diário de projetos, incluindo estudos de viabilidade e a percepção de sustentabilidade.

 

Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e portanto, toda experiência é bem vinda. 

Programa

ENCONTRO 1 – De onde falamos?

Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor

ENCONTRO 2 – A construção da estratégia

Planejamento, viabilidade e riscos

ENCONTRO 3 – Etapas de produção

A visão ampla da coisa

Bibliografia indicada:

ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016

BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005

CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007

O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002

OLIVIERI, Cristiane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016

REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009

REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002

RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004

THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980

Links de interesse:

http://www.dagaveta.com.br

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-produtora-cultural#naveC apituloTopo

http://www.cult.ufba.br/wordpress/ 

http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf 

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/politicas-culturais 

https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio

https://www.projectbuilder.com.br/blog/ 

 

Serviço

Especialistas

Marcela Amaral

É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.

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