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CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
A cultura brasileira é pulsante. Para todos os lugares para que se olha, ela está lá. Quanta riqueza. Temos, para além das ruas, casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais, coletivos, galpões, em diversos formatos e tamanhos. Em tempos de pandemia, fez-se necessário o uso da criatividade para oferecer também conteúdos online. E as manifestações artísticas continuam por todos os lados. Essa cultura viva, para se ?apresentar democrática e acessível, disponível e visível – portanto transformadora – precisa de profissionais qualificados para trabalhar em/por/com/sobre ela.
O momento é peculiar. O mercado cultural, mais do que nunca, precisa se fazer presente para fazer-se visível e reconhecível. A cultura só vai reconquistar o espaço que merece, se profissionais qualificados estiverem à frente dos projetos.
Quem é o produtor? Este curso não é um curso de elaboração e formatação de projetos. É um curso que busca apresentar esse produtor cultural, localizá-lo nesse mercado, atribuir-lhe sua faceta estrategista e dar-lhe, enfim, sua dimensão social.
Ao longo dos encontros serão abordados aspectos que compõe o cenário em que o produtor atua e os elementos necessários para o desenvolvimento diário de projetos, incluindo estudos de viabilidade e a percepção de sustentabilidade.
Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e portanto, toda experiência é bem vinda.
ENCONTRO 1 – De onde falamos?
Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor
ENCONTRO 2 – A construção da estratégia
Planejamento, viabilidade e riscos
ENCONTRO 3 – Etapas de produção
A visão ampla da coisa
Bibliografia indicada:
ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005
BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016
BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005
CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995
HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001
MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007
O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002
OLIVIERI, Cristiane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016
REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009
REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002
RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004
THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008
TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007
VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017
_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017
VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980
Links de interesse:
http://www.cult.ufba.br/wordpress/
http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/politicas-culturais
https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio
https://www.projectbuilder.com.br/blog/
É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.
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