Doze produtoras independentes do Brasil estão de passagem por Cannes para participar do MipTV, uma das mais importantes feiras do mercado audiovisual internacional.
O objetivo, além de divulgar o produto nacional, é fechar parcerias para a realização de coproduções, tendo em vista a Lei 12.485, que prevê a cota de três horas e meia de conteúdo nacional pelos canais pagos.
As oportunidades surgidas no país foram tema de uma das palestras oficiais do evento, ressaltando o interesse dos produtores internacionais pelo mercado brasileiro.
Outro destaque foi a animação infantil nacional, que ganhou elogios de Michael Carrington, executivo responsável pelo Cartoon Network na Europa, e Jules Borkent, do canal Nickelodeon.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a gerente executiva do Brazilian TV Producers, Rachel do Valle, afirmou que as coproduções são um modelo de negócio atraente. “Isso faz com que o programa tenha mais chances de inserção internacional, aumentando o possível retorno financeiro”, disse.
Financiamento – Os mecanismos federais de incentivo ao setor são tema do curso Projeto Audiovisual, promovido pelo Cemec, entre os dias 14 e 15 de abril. As aulas serão coordenadas pelo advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, Roberto Jucá.
O curso é direcionado a todos os profissionais que desejam enquadrar projetos nas áreas de cinema, TV e animação, ou quaisquer outros elos da cadeia da indústria audiovisual, incentivados junto à Ancine.
Nas aulas práticas serão criados grupos para o desenvolvimento e formatação de projetos em conjunto, que serão posteriormente analisados por todos para levantamento de possíveis incorreções e esclarecimento de dúvidas. O objetivo é oferecer conhecimentos para a utilização dos mecanismos federais de incentivo fiscal à produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais, apresentando uma dinâmica inovadora que mescla pontos de vista prático e teórico.
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*Com informações do jornal Folha de S. Paulo