Foi divulgado o resultado do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, que pela primeira vez terá abrangência nacional. Serão contemplados 259 projetos em 15 estados brasileiros. Entre as iniciativas selecionadas, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio. 

Os projetos foram avaliados por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. Entre outubro e novembro de 2009, foram inscritas 5.355 mil propostas dos diferentes estados da área de atuação da companhia.

Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa.

Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas platéias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. Também foram priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, que têm desdobramentos sociais e que reúnem arte e tecnologia.

A lista completa dos projetos aprovados está disponível no site www.oifuturo.org.br/patrocinios2010.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

2Comentários

  • Chico Ferreira, 10 de março de 2010 @ 21:34 Reply

    Por um lado temos que parabenizar a iniciativa da Oi de mais uma vez, realizar edital e beneficiar um monte de projetos espalhados pelo Brasil.
    O que as outras operadoras não fazem.

    Por outro lado pedimos uma transparência nestes editais.
    Os patrocinadores donos do dinheiro e poder não tem idéia o trabalho que dá para um produtor ou um artista preparar um projeto para participar de um edital.

    Divergências junto ao edital.
    259 projetos selecionados sendo:
    – 142 projetos do Rio de Janeiro
    – 33 de São Paulo (sendo somente um de música o Bourboon Festival)
    agora pra que iludir artistas, músicos e produtores a inscrever projetos na área da música.
    porque não colocar quantos serão selecionados de cada área.

    Quase 90% dos projetos são aqueles de 100% de abatimento no imposto de renda
    Teatro e Cinema
    Ou seja uma falsa ilusão de que a empresa poe dinheiro do bolso na Cultura.

    Aos cariocas utilizem celular da Oi.
    Quantos aos paulistas recomendo que cobrem da operadora o porque desta divergência de quantidades de projetos Rio / Sao Paulo.
    E se for ver usem a Tim que apoia o auditório do Ibirapuera.
    E também que cobrem de outra operadoras que façam investimentos culturais, e optem pela aquela que além de preços e serviços invista na Cultura de uma forma correta.

    Mais uma vez a música perde, por ser uma classe desunida.
    Devido a suas associações OMB, ABMI, BMA, ABEM, ABER, Cooperativa de música, entre outras não se juntarem e cobrarem dos orgãos.
    Por que a música é enquadrada no artigo 26 e o teatro, cinema no artigo 18.

    Por estas e por outras que a música que vai ser a mais tocada do ano é o rebolation.

  • Francisco, 10 de março de 2010 @ 22:04 Reply

    O amigo Chico Ferreira tem razão, porque maquear o que já é claro as intenções da empresa OI, estar claro que existe direcionamento de objetivos nesses projetos aprovados pela mesma, e mais uma vez, porque colocar o produtor nessa esperiência de laboratório?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *