Considerado o maior edital patrocínio de uma empresa a projetos culturais do país, o Programa Petrobras Cultural (PPC), abrange as áreas de produção e difusão em audiovisual, artes cênicas, música, literatura e cultura digital.
O objetivo é financiar projetos culturais e artísticos para estimular a realização de ações de interesse público; consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira; contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor; estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros e contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
A primeira seleção pública, de uma série de três, será para o setor de Produção e Difusão com inscrições iniciadas em outubro. Em maio de 2009, será a vez do setor de Preservação e Memória, e de Formação (Educação para as Artes).
Além disso, nesta edição um acordo foi firmado entre a Petrobras e o MinC criando uma nova etapa do processo de análise e seleção, em que os projetos finalistas serão avaliados para aprovação na Lei Rouanet, antes de serem anunciados os vencedores. A única exceção será no caso dos projetos de longa-metragem, para os quais o PPC vai exigir a aprovação na Lei do Audiovisual no momento da inscrição.
Prazos de inscrição:
– 9 de março de 2009 para as demais áreas do Setor Música;
– 10 de março de 2009 para as demais áreas do Setor Audiovisual;
– 11 de março de 2009 para as demais áreas do Setor Artes Cênicas;
– 12 de março de 2009 para as demais áreas do Setor Literatura e o Setor Cultura Digital.
Mais informações: s://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc