Em sua 13ª edição, o Programa Rumos do Itaú Cultural abre inscrições para quatro novos editais para o período 2010-2012, que podem contemplar até 132 projetos nas áreas de Música, Literatura, Pesquisa Acadêmica e Teatro.
Apresentando novidades, o programa abre inscrições pela primeira vez para a área de Teatro, que inscreve até o dia 30 de junho, assim como os editais das áreas de Música e Literatura. Já os projetos de Literatura poderão se inscrever até o dia 30 de julho. Além disso, o edital de Música conta duas novas categorias (Coletivo e Infantil), enquanto o de Literatura inova com a possibilidade de selecionar dois estrangeiros.
Os projetos serão selecionados por comissões autônomas, compostas por especialistas de vários Estados brasileiros e um representante do Itaú Cultural. Em entrevista coletiva, o Superintendente de Atividades Culturais do Itaú Cultural, Eduardo Saron, afirmou que as novidades do programa refletem a própria evolução da cena cultural brasileira. “Há 13 anos, as demandas do próprio mundo cultural eram muito diferentes. Com o edital de Teatro, o programa passou a atuar em 10 segmentos. Esta ampliação também se reflete no orçamento do programa, que passou de R$ 9,5 milhões, em 2009, e este ano está projetado em R$ 11 milhões.
Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2010 no site da instituição.
Teatro
O primeiro edital de Teatro do Rumos Itaú Cultural busca promover o intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do país. (O programa entende o teatro de grupo como comunidade ou coletivo artístico, empenhado em um mesmo projeto, com práticas de pesquisa continuada).
Conforme a gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Sonia Sobral, o edital contemplará até 10 projetos de compartilhamento de práticas criativas entre grupos de teatro, o que significa que até 20 grupos teatrais podem ser contemplados, já que cada projeto envolverá dois grupos. Mais informações no site www.itaucultural.org.br/rumos