O palco do concorrido Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, vai receber em grande estilo no domingo (22/5) os shows que marcam o lançamento do aplicativo musical independente Bagagem. A celebração é da música brasileira que ganha nova plataforma de distribuição musical independente com recursos avançados.
Responsável pela criação do aplicativo que também atua como selo fonográfico e rede social, a banda Projeto Axial será a anfitriã do evento “Bagagem Ao Vivo”, que contará com os shows de parceiros da empreitada midiática, como Kiko Dinucci, Thiago França & Juçara Marçal e do Embolex.
Antes do grande evento, a Semana Bagagem reunirá mesas de discussão e oficinas gratuitas com temas que giram em torno da criação do software Bagagem, no Auditório do SESC Pinheiros. De 18 a 22 de maio, a semana de lançamento do Bagagem terá bate-papos de interesse público como “Direito Autoral e Liberdade Digital”, “Autogestão em Carreira Artística” e “Distribuindo Música Hoje”.
Oficinas:
Quarta-feira, dia 18 – 19h30 – Distribuindo Música Hoje (com Felipe Julián do Projeto Axial e Bagagem) – Panorama das possibilidades de distribuição de música por meio da Internet com base em serviços on-line ou desenvolvimento de tecnologia própria.
Quinta-feira, dia 19 – 19h30 – Remix Audiovisual – Criar é um crime inevitável (com Coletivo EMBOLEX) – Sobre estratégias de produção de cinema ao vivo e uma análise do cenário da produção audiovisual na atualidade dos mashups e remixes. O direito ou não à apropriação de nosso entrono cultural e o bombardeamento de imagens proprietárias a que estamos submetidos.
[15 vagas] Inscrições na Internet Livre a partir de 03/05 às 13h. Gratuito. Local: Internet Livre – 2º andar.
Debates:
Sexta-feira, dia 20 – 19h30 – “Auto-Gestão de Carreira Musical”:
Bate-papo sobre o desenvolvimento de carreiras musicais na atualidade e suas convergências com as tecnologias digitais. Uma reflexão acerca da cadeia produtiva do universo musical e suas implicações no que diz respeito à profissionalização e formalização, além dos mecanismos de distribuição.
• Paula Martini (Estrombo) iniciativa que conta com apoio do BID, do SEBRAE e da FGV para o fomento da indústria da música.
• Felipe Altenfelder – director da central dos coletivos For a do Eixo
• Marcio Black – integrante do grupo de pesquisa que mapeou a produção musical independente para o MinC em 2009
• Camilo Rocha – DJ, produtor musical e jornalista cultural responsável pelo blog Bate Estaca
Mediação: Fernão Ciampa e Felipe Julián
Sábado, dia 21 – 15h00 – “Liberdade Digital e Direito Autoral”:
Discussões sobre a cultura digital e eletrônica, o mercado musical e suas implicações em relação aos direitos autorais. Quais modelos de circulação de idéias e produtos serão aceitos nos próximos anos?
• Sergio Branco – integrante do Creative Commons Brasil, professor da FGV especialista em direito autoral.
• Mesac Silveira – É pesquisador do grupo CEPOP / ATOPOS – estudos sobre a cultura digital – da ECA USP e coordena o grupo de pesquisa Soundscape – arte, cultura e as novas tecnologias da comunicação (USP). Assessora a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na divisão de Informática Educativa onde realiza projeto sobre a Educação na megalópole transmidiática.
•Pedro Markun – (Casa da Cultura Digital)
•Alexandre Matias – (Caderno Link/O Estado de S. Paulo) jornalista e cobre música e tecnologia há mais de 15 anos.
Mediação: Fernão Ciampa e Felipe Julián
Mais informações no site do Sesc São Paulo.