Foram prorrogadas até 1º de fevereiro as inscrições para a 5ª edição do Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual. Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o programa investirá R$ 4,5 milhões em projetos de produtores mineiros.
São sete categorias: Produção de longas-metragens, Distribuição de longas-metragens, Finalização, Curtas e médias-metragens, Formato livre, Publicações, preservação e memória e Incentivo Minas Film Commission.
Pessoas físicas podem apresentar até dois projetos e pessoas jurídicas até três, na mesma categoria ou em categorias distintas. Mas atenção: sócios de pessoas jurídicas não podem inscrever projetos como pessoas físicas.
E pela segunda vez a sociedade civil participará da comissão julgadora. O diferencial nessa edição é que os nomes poderão ser indicados e votados para as categorias Produção de Longa-Metragem e Produção de Curta e Média-Metragem, por meio do site www.redemineiradecultura.ning.com. Para participar os interessados devem se cadastrar na rede, validar seu perfil e solicitar participação na comunidade “Indicação e Votação Comissão Filme em Minas”, que terá mediação da Secretaria de Estado de Cultura e de representantes eleitos da sociedade civil. Os participantes poderão fazer até duas indicações para cada uma das duas categorias.
Os escolhidos para participar das Comissões Julgadoras serão divulgados na comunidade e também no site www.cultura.mg.gov.br.
*Com informações de O Norte de Minas