Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5/5) portaria da Casa Civil nomeando Marta Pavese Porto como Secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC). Com o processo em andamento de integração da SCC com a Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), Porto será a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural após a elaboração de estudo de viabilidade em andamento no MinC.

Afim de dar continuidade a integração, o DOU também publicou portaria nº39, de 4 de maio de 2011 (Seção 1, página 24), dispondo sobre a transferência provisória da execução do Programa Brasil Plural para a SCC/MinC.

O programa, que estava vinculado à SID/MinC, tem entre seus objetivos “identificar, preservar e valorizar os patrimônios culturais brasileiros assegurando sua integridade, permanência, sustentabilidade e diversidade”.

A nova unidade de gestão a ser criada deverá ter competência para “integrar ações, criar sinergias, articular redes, aumentar o nível de cooperação, ampliar a visibilidade e potencializar a diversidade e as singularidades e, em especial, inovar o exercício de uma plena cidadania”.

A nova secretária – Marta Porto é jornalista, ensaísta e consultora, pós-graduada em Psicologia Junguiana, Arte e imaginário pela PUC-Rio (2011), com mestrado em ciência da informação pela UFMG (créditos concluídos, sem defesa de tese). Especialista em políticas de comunicação, cultura e investimento social privado, Porto atuou como consultora de entidades e organizações multilaterais como a OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, Unicef, e Convênio Andrés Bello. Exerceu distintos cargos públicos, privados e em organismos internacionais onde se destacam a Diretoria de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (1994-1996), Coordenação Regional do Escritório da Unesco do Rio de Janeiro ( 1999-2003) e a Diretoria de Responsabilidade Social do Grupo Takano (2003-2004).

Foi agraciada com prêmios nacionais como o Beija-Flor, em 2001, e a Menção Honrosa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2002 e internacionais  com o Prix Möbius de Multimídia Cultural, em 1997 e Fellow Ashoka Empreendedorismo Social, em 2010.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *