Foram publicadas na última quinta-feira (20/9), no Diário Oficial da União, as atas contendo os resultados parciais dos editais do PAQ (Programa Ancine de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro) e de Coprodução de Longas-metragens entre Brasil/Argentina.
O Programa de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro é um mecanismo de fomento à indústria cinematográfica brasileira, que concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão da premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros, de produção independente, em festivais nacionais e internacionais.
Podem concorrer ao prêmio os produtores que receberam prêmios concedidos por júri oficial nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou participaram com obras cinematográficas na principal mostra competitiva dos festivais. Na edição de 2012, o programa contemplará sete obras lançadas em 2010 por meio de premiação em dinheiro para as empresas produtoras.
Já o edital de Coprodução de Longas-metragens entre Brasil/Argentina, realizado no âmbito do Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica e do Protocolo de Cooperação com o INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales),investirá US$ 800 mil na produção de quatro projetos de longas-metragens independentes em regime de coprodução entre os dois países.
Confira a ata com o resultado parcial do Edital de Coprodução Brasil / Argentina
Confira a ata com o resultado parcial do Programa de Incentivo à Qualidade
*Com informações do site da Ancine