Os investimentos em publicidade na internet devem chegar ao total de R$ 1,55 bilhão até o final deste ano, um crescimento de 25% em relação a 2010, segundo dados do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), órgão que representa o segmento digital brasileiro.
Apesar de a TV aberta ainda liderar o bolo publicitário ( com 63,11%), e a internet representar apenas 4,49%, o crescimento do número de internautas – de acordo com o Ibope Nielsen, em 2011 pode chegar a 81 milhões de usuários -, principalmente nas classes C, D e E, deve acelerar os investimentos no segmento. As classes C, D e E representam 52,8% da população que acessa a internet, enquanto A e B somam 47,2%.
Um dos fatores importantes para que a publicidade na internet cresça ainda mais, segundo a IAB, é garantir maior acesso da população à plataforma e seus recursos. Acredita-se que o Plano de Banda Larga Nacional atenda a essa expectativa e que as empresas brasileiras reconheçam a importância desse meio para publicidade.
Outro meio que deve crescer como plataforma para publicidade é o celular. As empresas devem aproveitar a base de usuários de 202 milhões de celulares – segundo dados da Anatel e IDC – com planos para massificar o uso de internet nesses dispositivos.
*Com informações do UOL Tecnologia