Balanço preliminar feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) indica que o desempenho do cinema nacional quebrou recordes históricos de número de lançamentos, público e renda de filmes nacionais em 2013. Até o fim de dezembro, terão chegado às salas de cinema mais de 120 filmes, número inédito nos últimos 30 anos.
Ainda faltando computar os dados das três últimas semanas do ano, os filmes brasileiros foram responsáveis pela venda de 25,3 milhões de ingressos, gerando uma renda próxima aos R$ 270 milhões. Projeções indicam que o ano deve fechar com um total próximo aos 27,5 milhões de espectadores para os filmes brasileiros, cerca de dois milhões a mais do que o recorde histórico, alcançado em 2010. “Tropa de Elite 2” foi responsável pela venda de mais de 11 milhões de ingressos, mas nove filmes ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores e 21 superaram os 100 mil ingressos vendidos.
“O Fundo Setorial do Audiovisual marca a retomada da capacidade de investimento do Estado no desenvolvimento do setor audiovisual. Rapidamente, ao longo desses últimos anos ele se tornou o principal instrumento de apoio ao setor e é parte fundamental do bom momento que vivemos hoje, ao lado é claro do talento e da capacidade dos nossos artistas, técnicos, produtores e realizadores, da capacidade empreendedora dos nossos distribuidores, exibidores e programadores de televisão e toda a mobilização da indústria audiovisual brasileira”, afirmou na última semana o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.
Em 2012, 61% do total das receitas de bilheteria dos lançamentos nacionais do ano vieram de filmes contemplados com recursos do FSA. Em 2013, com dados consolidados até o mês de novembro, este número subiu para 71%.
Segundo dados da Superintendência de Acompanhamento de Mercado da Ancine, 136 filmes nacionais devem ser lançados no ano que vem. Somente em janeiro, três longas-metragens nacionais com grande potencial de público serão lançados, disputando espaço com os principais lançamentos internacionais em um mês considerado nobre pelo mercado.
Utilizando dados computados até o fim de novembro, o market share do cinema brasileiro em 2013 está em 18,3%, níveis bastante superiores aos de 2012, que fechou com 10,62% de participação nacional no mercado. As cinco maiores bilheterias do período foram: “Minha Mãe é uma Peça”, de André Pellenz, com 4,6 milhões de ingressos vendidos; “De Pernas pro Ar 2”, de Roberto Santucci, lançado na última semana de 2012, com 4,2 milhões ingressos vendidos; “Meu Passado me Condena”, de Julia Rezende, com 2,9 milhões de ingressos vendidos; “Vai que dá Certo”, de Maurício Farias, com 2,7 milhões de ingressos vendidos; e “Somos Tão Jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura, com 1,7 milhões de ingressos vendidos; “Crô, o Filme”, de Bruno Barreto, ainda em cartaz; “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio; “O Concurso”, de Pedro Vasconcelos; e “Mato sem Cachorro”, de Pedro Amorim, também contribuíram com uma quantidade de bilhetes vendidos acima dos seis dígitos.
Em relação ao parque exibidor brasileiro, de 2009 a dezembro de 2012, quando o ano fechou com 2.517 salas, foi constatado um crescimento de 19,3%. O ano de 2013 deve fechar contabilizando um total de 2.730 salas de cinema no território nacional. Uma das metas do programa Cinema Perto de Você é que todas estas salas estejam digitalizadas até o final de 2015.
Televisão – Na área da produção para a TV o crescimento é ainda mais evidente. Apenas nos três primeiros semestres do ano foram emitidos 2.337 Certificados de Registro de Título, contra 1.059 em todo o ano de 2012 e apenas 761 no ano anterior, quando a nova lei da TV paga ainda não estava em vigor. O volume de CPBs para obras seriadas também aumentou exponencialmente: foram 823 em 2013, contra 315 em 2012 e 200 em 2011.
“A TV por assinatura cresceu em 2011 e 2012 cerca de 27% ao ano, e em 2013 vai crescer ao redor de 13%, o que não é pouco. Neste ambiente, mais de 80 canais têm exibido no horário nobre filmes e séries brasileiros independentes. O Fundo do Audiovisual está presente em uma parcela significativa dessas obras”, disse Rangel.
Números definitivos e consolidados do mercado audiovisual em 2013 devem ser divulgados pela Ancine no primeiro trimestre de 2014.
*Com informações da Ancine