Reportagem da Folha Online desta terça-feira (8/2) trouxe pesquisa da agência JWT que mostra que as redes sociais são “totalmente” pautadas pela mídia tradicional no Brasil. Essa, por sua vez, é “pouquíssimo” pautada pelas mídias sociais e pelos blogueiros independentes.

“A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos EUA geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil”, disse à Folha o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka.

A empresa fez entrevistas e analisou 7.418 matérias exibidas pelo Jornal Nacional e publicada pelas revistas Época e Veja em 2010. Nas redes sociais, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios de assuntos populares divulgados no final do ano pelo Twitter e pelo Facebook.

Segundo Fujioka, “quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes. E no Brasil a internet é muito concentrada”.

Os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todos os pageviews do Brasil, de acordo com o Ibope. Ao concentrar o tráfego, eles atraem investimentos e competência técnica. “Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais. E eles vão contentes pois os portais têm um modelo de negócio que funciona”, , disse Fujioka.

Nos Estados Unidos – Reportagem publicada pelo M&M Online na última semana mostrou que os norte-americanos preferem assistir TV convencional conectadas nas redes sociais, para comentar as atrações com os amigos em tempo real. Relatório anual da Deloitte, denominado “State of the Media Democracy”, entrevistou dois mil norte-americanos, entre 14 e 75 anos, pra saber sobre o poder exercido pela TV e sua concorrência com a internet, além da adoção de smartphones e a popularidade das revistas impressas..

O estudo apontou que a web, o celular e as redes sociais estão envolvendo toda a experiência de ver TV do telespectador, fazendo com que as pessoas interajam entre si sobre as estreias e transmissões ao vivo desde o seu início. 61% dos norte-americanos estão numa rede social, com atualização frequente ou participação em fóruns – o que tornou impossível ficar por fora do que acontece ao vivo na TV. Cerca de 75% dos consumidores estão utilizando outros meios enquanto assistem à televisão: 42% estão online, 29% falando no celular ou dispositivos móveis, e 26% estão enviando mensagens de texto ou no Messenger.

De acordo com a pesquisa, 33% dos norte-americanos têm um smartphone, sendo que 40% dos que ainda não possuem um modelo pretendem adquiri-lo no curto prazo. Sobre a mídia impressa, 70% dos americanos afirmam que apreciam as revistas impressas, a despeito da evolução dos conteúdos para o ambiente online. Esse índice se mantém desde 2007.

*Com informações da Folha.com e do M&M Online


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

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