Representantes do segmento da Cultura Digital estiveram reunidos na última sexta-feira (25/3) com representantes do Ministério da Cultura, em São Paulo, para debater os projetos e programas a serem implementados no âmbito do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Nacional de Cultura(PNC) .
“Este momento é muito importante, porque estamos finalizando o planejamento das ações de 2011, adaptando essas ações à nossa realidade orçamentária e iniciando a elaboração do PPA, para os próximos quatro anos, e do PNC, que agora é lei e vale por dez anos”, afirmou o secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz, na abertura do encontro (leia entrevista exclusiva de Ortiz para o Cultura e Mercado).
“A política digital do MinC vive um novo momento de institucionalização. Vamos criar a coordenadoria de cultura digital, cuja implantação já está em curso. E vamos trabalhar, também com foco na Educação e Articulação Institucional”, anunciou. Ortiz destacou ainda a ação transversal do MinC para colaborar na implementação do Plano Nacional da Banda Larga.
O coordenador de Política Digital da Secretaria de Política Cultural do MinC, José Murilo Junior, falou das ações desenvolvidas dentro do eixo da Cultura Digital e tendo como base os cinco pontos debatidos no Fórum Permanente de Cultura Digital (online): Memória Digital, Arte Digital, Comunicação, Economia e Infraestrutura.
Os representantes do segmento manifestaram preocupação com uma possível perda de foco na proteção do direito dos realizadores, o que poderia favorecer a ação dos intermediários na produção cultural, como produtoras, gravadoras e entidades de arrecadação.
“A base para a implantação do PNC será em forma de rede social, possibilitando o acompanhamento online desta atividade. A previsão é de continuidade das políticas digitais do MinC desenvolvidas nos últimos quatro anos e também devemos dar início ao processo de construção do Plano Setorial de Cultura Digital”, assegurou José Murilo Junior.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC