No contexto da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul, o Ministério da Cultura do Brasil sediará uma série de reuniões setoriais da cultura neste mês de maio e em junho. No dia 5, os encontros começam com a 3ª Reunião da Comissão da Diversidade Cultural, em Brasília, da qual participam representantes dos países membros e associados, assim como representantes da sociedade civil.
A reunião da Comissão da Diversidade Cultural tem como objetivo contribuir para os debates sobre a proteção e a promoção da diversidade cultural no âmbito regional, discutir as vias de participação social e a gestão colaborativa para potencializar a atuação conjunta do bloco, entre outros. Participam também representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação (MEC) e Fundação Nacional do Índio (Funai), tendo em vista as interfaces sociais e a necessidade de aproximação entre as instâncias do Mercosul que lidam com esses temas.
O Mercosul Cultural sediará outras sete reuniões durante os meses de maio e junho: a Segunda Reunião da Comissão de Artes, nos dias 12 e 13 de maio, no Rio de Janeiro; a Segunda Reunião da Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais, nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília; a 11ª Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural, entre os dias 27 e 30 de maio, em Jaguarão (RS); e o Painel de Experiências Nacionais sobre Circulação de Bens Culturais, que ocorrerá dia 15 de junho, também em Brasília.
Paralelamente, também acontece a 25ª Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do bloco, nos dias 1º e 2 de junho, em Brasília. Nos dias 16 e 17 de junho, todas as propostas setoriais das reuniões técnicas serão debatidas na 40ª Reunião do Comitê Coordenador Regional, que ocorre também na capital. Os temas deliberados neste encontro serão discutidos na 38ª Reunião de Ministros da Cultura, que ocorrerá no dia 18 de junho em Brasília.
*Com informações do site do MinC