Nos dias 17,18 e 19 de abril, no Rio de Janeiro, será realizado o Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico 2013, no Museu Nacional de Belas Artes (Centro) e na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento é uma iniciativa do British Council, em parceria com o Ministério da Cultura e com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico visa a promover o diálogo entre os representantes das Olimpíadas Culturais de Londres e das instituições brasileiras que vão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres, antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016, a partir dos aprendizados e sucessos do Festival London 2012. A iniciativa reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas em 12 semanas de ações culturais, com 25 mil artistas envolvidos.
Alguns dos produtores e líderes culturais mais importantes do Reino Unido estão confirmados no Fórum 2013 – entre eles Ruth Mackenzie, Diretora da Olimpíada Cultural & Festival de Londres 2012; Jude Kelly, Diretora Artística do Southbank Centre, Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e cocuradora do Transform; Jenny Sealey, Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e Diretora Artística da GRAEAE; Justine Simons, Diretora de Estratégia Cultural da Junta da Área Metropolitana de Londres; e Moira Sinclair, Diretora Executiva do Arts Council England London and South East.
Nos dias 20 e 21 de abril, acontece no Sesc Madureira o Unlimited – Arte sem Limites, ligado ao Fórum. O festival inclui oficinas de dança, teatro, música e performance. Todas são abertas a qualquer pessoa que tenha interesse em artes performáticas – portadora ou não de deficiência, mediante inscrição prévia. Não é necessário ter nenhuma experiência. A exposição do festival reúne trabalhos produzidos por 30 artistas britânicos, com e sem deficiência, durante a Olimpíada Cultural de Londres 2012, no festival, que acompanhou os Jogos Paraolímpicos.
Clique aqui para saber mais.
*Com informações do site da Funarte