Começa nesta quarta-feira (29/2) e segue até sexta a segunda edição do RioContentMarket, evento realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) reunindo alguns dos maiores nomes do mercado audiovisual multiplataforma brasileiro e internacional, para tratar da produção de conteúdo audiovisual da América Latina.
O RioContentMarket tem três objetivos: incentivar a troca de informações e ideias sobre as mais recentes tecnologias e tendências relacionadas à produção audiovisual; promover novos ambientes de negócios através de encontros de profissionais do setor com poder decisório; e consolidar o Rio de Janeiro como o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina.
Mais de 100 convidados internacionais vão participar das mesas de debate e das rodadas de negócio do maior evento, que acontece no Hotel Windsor Barra, representando 23 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Japão, Líbano, México, Moçambique, Noruega, Paraguai, Portugal, Reino Unido e Rússia.
No Brasil, um tema que está movimentando o setor será um dos grandes destaques: a recente aprovação da lei 12.485, estabelecendo cotas em canais pagos para a programação brasileira e cotas de canais nacionais em pacotes de operadoras, o que vai aumentar a demanda por produções independentes e ampliar a participação da produção nacional na TV por assinatura.
A programação oficial pode ser dividida em três grupos de atividades: painéis e estudos de casos, com a participação de mais de cem palestrantes, tanto brasileiros quanto internacionais; Lab Transmídia, oferecendo aos produtores brasileiros e latino-americanos a oportunidade de aprimorar seus projetos transmídia e apresentá-los a compradores brasileiros e internacional além de painéis sobre o tema; e as Rodadas de Negócios, estimulando a realização de novos negócios e parcerias entre os profissionais locais e internacionais.
Um dos nomes de grande destaque desta edição do RioContentMarket é Jack Bender, produtor executivo e diretor da série de sucesso mundial “Lost”. Bender vai abrir o evento com o tema “Séries de longa duração”, em que vai apresentar sua experiência no desenvolvimento de produtos de longa duração, com distribuição de conteúdo em múltiplas plataformas. Além do fenômeno “Lost”, Bender tem em seu currículo outras séries de peso, como “Barrados no Baile”, “Família Soprano” e a recém estreada “Alcatraz”.
Yan Mei, uma das principais executivas do mercado audiovisual chinês, diretora-gerente da MTV China e da Viacom Asia, participará do painel “Brics no mercado audiovisual”, ao lado de outros profissionais conceituados como Kamscilla Naidoo, gerente geral de conteúdo do canal SABC (South African Broadcasting Corporation), da África do Sul; e Nivedith Alva, chefe de desenvolvimento da Miditch, da Índia. Juntos eles farão uma análise de como o aquecimento da economia dos países do bloco econômico intitulado Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) impacta nos modelos de negócios do mercado audiovisual.
Gale Anne Hurd, produtora executiva de cinema e TV, vai apresentar o painel “Produção Criativa”, usando como pano de fundo sucessos mundiais pelos quais é responsável, como “O Exterminador do Futuro” e “O Incrível Hulk”, e mais recentemente pela série “The Walking Dead”. O foco deste painel será a escolha das histórias, o desenho das narrativas e a realização de projetos de sucesso em cinema e TV.
O mercado brasileiro será discutido no painel “A Economia Audiovisual Brasileira”, com os parceiros da ABPI-TV Luciane Gorgulho (BNDES), Maurício Borges (APEX), Ana Paula Santana (Minc) e Nelson Brave (TV Brasil). E no keynote “Lei 12.12485”, onde o presidente da Ancine, Manoel Rangel, expõe as principais mudanças no mercado audiovisual com a implementação da lei 12.485, com intervenção de membros do Conselho Federal da ABPI-TV.
O crescimento do mercado brasileiro de animação será o tema do painel “Animação brasileira e canais abertos”, com participação de Cadu Rodrigues, da Globo Filmes; Kiko Mistrorigo, da TV Pinguim; João Daniel, da Mixer; Zé Brandão, do Copa Studio; e Berenice Mendes, da EBC.
O RioContentMarket conta ainda com uma programação especial nextMEDIA, fruto de uma parceria realizada com a Achilles Media, organizadora do Banff World Media Festival, do nextSPORT, entre outros eventos internacionais. Os principais painéis são: “Twitter: uma via de apoio à televisão?”, com o diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter, Glenn Brown; “TV a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer jeito”, sobre a distribuição de conteúdo televisivo no universo multiplataforma, com Andrew Kippen, vice presidente da Boxee, e Wendy Bernfeld, diretor gerente da Rights Stuhh; e “Branded Entertainment: um estudo de caso”, em que executivos da Microsoft’s Bing e da Ryan Seacrest Productions vão analisar os fatores determinantes para o sucesso de parcerias em branded entertainment entre duas empresas internacionais.
Lab Transmídia – A grande novidade e destaque desta edição do RioContentMarket é o Lab Transmídia, criado com a finalidade de revelar os melhores projetos multiplataforma da América Latina. Doze projetos transmídia, dentre mais de 100 inscritos, foram selecionados.
Divididos em três plataformas principais – televisão, web, aplicativos e jogos – os projetos receberão consultoria de experts do mercado, serão apresentados em pitching para compradores, coprodutores e canais de televisão, e participarão de reuniões com players do mercado brasileiro e internacional. Além disso, o Lab Transmídia teráuma programação aberta ao público com painéis e apresentações que vão abordar temas como a customização de conteúdos para as diferentes plataformas, a relação com os fãs, o financiamento e distribuição de conteúdos transmídia e o entretenimento num mundo conectado.
Além de gerar oportunidades de negócios para todos os projetos participantes, o Lab Transmídia oferece dois prêmios especiais que serão distribuídos de acordo com a escolha dos experts e players envolvidos. Um deles, oferecido pelo Reed Midem, oferece a participação no MIPCube, evento que será lançado em Cannes no próximo MIPTV, o mais importante evento do mercado audiovisual do mundo. No MIPCube, os representantes do projeto escolhido terão a chance de realizar um pitching para os mais importantes players do mercado internacional.
O outro prêmio, oferecido pela Petrobras com o apoio da The Alchemists, proporciona a participação no Transmedia Hollywood. O evento, organizado pela University of California – Los Angeles e pela University of Southern California, é um simpósio onde produtores e profissionais do meio acadêmico se reúnem para discutir abordagens inovadoras no mercado das artes e do entretenimento.
Rodadas de Negócios – Uma das maiores estrelas do RioContentMarket é a Rodada de Negócios, que coloca frente a frente produtores, executivos de canais e comissioning editors. Durante os três dias de evento, mais de 100 players brasileiros e internacionais vão abrir suas agendas para participar de reuniões de negócios individuais. Além dos 20 minutos disponíveis para cada reunião, os players que se interessarem por um determinado projeto poderão marcar reuniões adicionais em espaços oferecidos pelo evento.
Mais de mil reuniões estão previstas para acontecer, com 482 projetos inscritos. Entre as empresas envolvidas estão o Canal Brasil, Canal Futura, Discovery, Endemol, FOX, GNT, Viacom, TV Brasil, CCI Canada, France TV, RTVC – Señal Colombia, A&E, BBC, PBS International, Miditech Ltd e Turner Broadcasting.
Mais informações serão divulgadas durante o evento no site www.riocontentmarket.com.br.