Todos sabemos que as chamadas mídias sociais são importantes canais de comunicação, mas existem particularidades que nem todos dominam. Para isso, o livro Mídias Sociais na Prática promete colaborar muito com quem quer entender e entrar mais neste universo.

Este livro mostra como as mídias sociais podem ser utilizadas para alcançar objetivos pessoais e comerciais. As mídias sociais dizem respeito a pessoas comuns que passam a ter o poder de divulgar suas ideias coletivamente e influenciar o mundo ao seu redor.

José Antônio Ramalho parte do pressuposto que a forma de comunicar mudou e muitos jornalistas e assessores de imprensa estão igualmente vagando num mar com espécies estranhas que não existiam há pouco mais de cinco anos. A comunicação one-way não é mais válida e uma pista de mão dupla se estabeleceu com muita informação sendo gerada pelo consumidor. Através de ferramentas simples e sem custo, como blogs e sites de relacionamento, pessoas comuns estão falando sobre sua empresa, marca ou serviço para uma audiência global. E nem sempre estão falando bem.

Como em nenhum outro momento da história, o cidadão comum, até então um ilustre desconhecido e apenas mais um número nas estatísticas, passou a ditar regras e se fazer ouvir. Quem antes apenas lia as notícias agora passa a produzi-las. Com um celular na mão, qualquer um pode registrar uma notícia que será divulgada mundialmente em questão de minutos ou horas. Formadores de opiniões, que antes eram contados nos dedos da mão, hoje são incontáveis. Com o poder da coletividade, suas opiniões ganham uma força sem precedentes.

Prático e objetivo, o livro ainda trás alguns cases de empresas que tiveram péssimas experiências em seu contato imediato de primeiro grau com as mídias sociais. Este livro busca trazer a experiência de vários contatos que foram estabelecidos com sucesso e alertar sobre as práticas que são rejeitadas pelos habitantes do planeta das mídias sociais. É um guia prático sobre como usar de maneira eficiente as ferramentas disponíveis na internet.

O autor trata o livro como apenas uma fotografia de um breve período da formação das mídias sociais com a missão de mostrar ao leitor a importância das mídias sociais na vida das pessoas e, principalmente, na vida das empresas.

Sobre o autor:

José Antônio Ramalho é o escritor brasileiro de livros de informática com títulos traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, Indonésio e Chinês.

Além de sua atividade como escritor, Ramalho escreve para diversos veículos especializados em informática. Foi o editor técnico da revista Informática Exame, Editor da Revista DBMS especializada em banco de dados. Atualmente é colunista do Caderno de informática da Folha de São Paulo, O Estado de Minas. Colabora com as Revistas Fotografe Melhor e Ícaro.


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

1Comentário

  • Fabrício, 1 de setembro de 2010 @ 22:51 Reply

    Muito interessante e importante a percepção do que se trata as redes sociais na internet e o que podem e ainda poderão fazer na comunicação humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *