Com o objetivo de reunir pesquisadores, artistas e mediadores das cenas musicais da atualidade para discutir este conjunto de questões a partir de uma perspectiva multidisciplinar, foi realizado em 2010 o Seminário Internacional Rumos da Cultura da Música: negócios, estéticas, linguagens e audibilidades, numa parceria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação – LabCult com o Globo Universidade.
Os trabalhos apresentados durante o Seminário foram reunidos nesta coletânea, analisando aspectos dos eixos temáticos acima mencionados a partir de uma abordagem multi-perspectivística, que tem em comum a escolha de objetos inusitados e as boas questões provocadas.
Assim, diversas são as temáticas exploradas: a história do mp3; a análise dos encontros musicais póstumos possibilitados pelas tecnologias de gravação; a reconfiguração da noção de performance musical a partir de etnografia realizada com jogadores do game Guitar Hero; a discussão das estratégias de fãs de artistas da música nas redes sociais. E ainda a discussão sobre os modos como músicos e produtores do cenário brasileiro estabeleceram seus critérios de autenticidade através de diferentes metaforizações do termo “tecnologia” , o papel da crítica musical em tempos de Internet e os novos circuitos de circulação da música.
Autores: Adriana Amaral, Benjamin Piekut, Bruno Nogueira, Felipe Trotta, Jason Stanyek, Jeder Janotti Junior, Jonathan Sterne, José Cláudio S. Castanheira, Kiri Miller, Lucas Waltenberg, Marildo Nercolini, Micael Herschmann, Rafael Sarpa, Santuza Cambraia Naves, Simone Pereira de Sá, Tatiana Bacal, Vinicius Andrade Pereira
Sobre a organizadora:
Simone Pereira de Sá é cientista social e doutora em Comunicação e Cultura. É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e também professora do Curso de Mídia da UFF. Coordena o LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação que reúne pesquisadores que exploram temáticas ligadas à reflexão sobre a história das tecnologias sonoras e o impacto da cibercultura na experiência de produção, circulação e consumo da música.