O Santander Cultural Porto Alegre apresenta, a partir desta segunda-feira (9/5), a descrição dos projetos da plataforma web da mostra Agora/Ágora – Criação e transgressão em rede.
Trata-se de uma iniciativa inédita de arte e ativismo, concebida por meio de processos criativos que envolvem convívio e troca. Dividida em dois momentos, a exposição física e uma plataforma web, a ideia é promover e fermentar o pensamento do agora como algo a ser construído coletivamente.
Os perfis no Twitter e Facebook, que foram ativados durante o mês de abril, agora oferecem informações sobre os eixos Ativismo & Artivismo e Ideias em Fluxo. O primeiro são projetos que propõe metodologias orientadas para o desenvolvimento autônomo da vida social e que promovem o uso colaborativo e inusitado das redes. Já Ideias em Fluxo, é um banco de projetos que receberá e premiará ideias inovadoras na área de empreendedorismo social. Ou seja, uma plataforma online de acolhimento de ideias criativas que tenham a intenção de trabalhar com a atitude de colaboração e instiguem oportunidades de negócios sociais ou sustentáveis.
Angélica de Morais, curadora do projeto, destaca que “a palavra Ágora define bem sua característica: Ágora, na antiga Grécia, era o local onde os cidadãos se reuniam para resolver os destinos da cidade. Algo que a internet ampliou a nível planetário e que é aqui utilizado como plataforma de discussão de estratégias de criação coletiva de conhecimento e mobilização através das redes sociais”.
A exposição física acontece de 26 de maio a 7 de agosto no Santander Cultural Porto Alegre.