De 7 a 14 de novembro, acontecerá a primeira edição do TELAS – Festival Internacional de TV de São Paulo, que vai exibir documentários, programas infantis e séries, além de reunir profissionais do mercado de TV, como diretores, atores e produtores.
Praça das Artes, Centro Cultural Vergueiro, CineSESC e MIS são alguns dos espaços públicos da cidade que abrirão suas telas para exibir produções audiovisuais realizadas em diversas regiões do Brasil e do mundo. Além de Mostra Competitiva que distribuirá prêmios, o evento também apresentará as Mostras Brasil, ComKids, FIPA, Internacional e temáticas.
O festival é uma iniciativa da Converge Comunicações – responsável pela revista Tela Viva e eventos como o Fórum Brasil de Televisão -, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual da Cultura e apoio do SESC São Paulo, MIS (Museu da Imagem e do Som) e Cinemateca. Os parceiros internacionais são os festivais FIPA (França), Sunny Side of the Docs (França) e Hot Doc (Canadá).
André Mermelstein, diretor do evento, diz que a ideia surgiu como um caminho natural no trabalho da Converge, que há mais de 20 anos atua no setor de televisão e produção audiovisual. “Acreditávamos que toda essa nova produção de qualidade feita para a televisão e outras telas precisava chegar com mais destaque ao público. Faltava apenas um apoio de peso, que viabilizasse o projeto, e isso veio no final de 2013 com a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que estava planejando a criação da SP Cine”, conta.
A partir de julho, será divulgado como as produtoras e os canais poderão se inscrever para entrar na programação. Também serão definidos o júri e as premiações.
Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldetv.com.br.