Durante a primeira edição do projeto Diálogos da Cultura, o titular da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Auto Filho, anunciou a verba de R$ 16 milhões para o Fundo Estadual de Cultura de 2009. Pelo menos, 50% desse valor devem ser investidos no Interior do Estado.

O projeto, que teve a participação dos gestores municipais de Cultura, faz parte do Encontro dos Gestores Municipais de Cultura, evento que foi realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, e busca alinhar a política cultural do Estado com a dos municípios cearenses.

Durante o encontro, um dos tópicos reforçados por Filho é a necessidade de os municípios constituírem, por completo, o Sistema Municipal de Cultura, estrutura prevista dentro do Sistema Nacional de Cultura. Para isso, as prefeituras devem criar uma secretaria ou fundação municipal de cultura, um conselho municipal de cultura e um fundo municipal de cultura, para captar recursos para o setor.

Atualmente, apenas 90 municípios cearenses têm o sistema local implantado. “A cultura é vetor de desenvolvimento socioeconômico. Defendemos que o município também invista, e não só a União e o Estado”, cobrou o secretário. A partir de 2010, o Governo Estadual priorizará as transferências voluntárias de recursos para as prefeituras que tiverem o sistema completo implantado.

Na opinião da secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, a parceria com o Estado ajudará a manter e fortalecer a cultura regional, principalmente por meio do aporte de recursos financeiros, a maior dificuldade para as prefeituras do Interior, segundo ela. “Esse estreitamento é muito importante para que o Estado possa reconhecer o potencial e as dificuldades dos municípios para revitalizar e resgatar nossa cultura”, avaliou

A reunião também promoveu a eleição da nova diretoria do Conselho dos Dirigentes Municipais da Cultura (Dicultura) para o biênio 2009/2011. Outro assunto em pauta foi a elaboração de um calendário regional turístico-cultural para o Ceará, congregando eventos promovidos pelos municípios, Estado e União.

* Com informações do Diário do Nordeste – Ícaro Joathan


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *