A comissão de seleção do Edital de apoio à produção de documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial  (Etnodoc 2009) anunciou os 16 projetos vencedores entre  os 706 inscritos. Os projetos serão produzidos este ano e destinam-se à  exibição em redes públicas de TV.

Oriundo de projeto mais amplo, intitulado “Sensibilização e orientação para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”, o Etnodoc  foi criado em 2007 a partir de um grupo de trabalho composto por especialistas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura. Cabe à Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, vinculado ao CNFCP,  a gestão do projeto, patrocinado pela Petrobras, num total de R$ 1.200.000,00.

Entende-se por patrimônio cultural imaterial a definição estabelecida no artigo 2º da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, publicada em 2003: “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

O Etnodoc busca somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas voltadas para a melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

Confira a lista dos projetos selecionados clicando aqui.

* Com informações do MinC


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *