A 3ª edição do Seminário Internacional ARTE!Brasileiros pela primeira vez acontece em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). A capital paulista recebe o evento no dia 4 de setembro, no Auditório Ibirapuera, e os cariocas no dia 9 do mesmo mês, no Teatro CCBB.

A ampliação do evento faz parte de uma estratégia de agregar conhecimento ao público brasileiro e incentivar a troca com especialistas internacionais. As datas foram escolhidas em diálogo com a abertura da 31ª Bienal de São Paulo e da Feira ArtRio.

Neste ano, com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a arte contemporânea no século XXI, os painéis debaterão como a arte se insere no contexto do que é ser contemporâneo − iniciativas e exemplos de espaços contemporâneos de sucesso internacional – e como América Latina se destaca nesse cenário.

O evento conta com a participação do diretor artístico da próxima dOCUMENTA de Kassel, Adam Szymczyk, a mais importante mostra de arte contemporânea que ocorre a cada cinco anos na Alemanha, e dos curadores da 31ª Bienal de São Paulo, Charles Esche e Galit Eilat.

Também participarão a curadora Alanna Heiss, fundadora e ex-diretora do MoMA P.S.1; Agustín Pérez Rubio, atual diretor artístico do Malba, Argentina; José Roca, curador colombiano adjunto da Estrellita B. Brodsky of Latin American Art, na Tate, London; e Julieta González, curadora do Museo Tamayo, Cidade do México.

O filósofo Peter Pál Pelbart, professor titular de Filosofia da PUC-SP, introduzirá o debate “O que é ser contemporâneo?”.

O evento é gratuito e terá transmissão simultânea pelo canal web TV!Brasileiros.

Clique aqui para se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3030-4050.

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *