O Ministério da Cultura e a Funarte (Fundação Nacional de Artes) realizam, em Brasília (DF), nos dias 30 e 31 de julho, o 1º Seminário do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA).

Foram convidados para a abertura o diretor de artes do British Council no Brasil, Luiz Coradazzi, e o diretor geral da Redelat (Red de Promotores Culturales de Latinoamérica y el Caribe), da Colômbia, Octávio Arbeláez. Os dois convidados farão um panorama do funcionamento dos mercados das artes em relação à circulação de artistas e produções culturais, assim como, das políticas de incentivo à internacionalização das artes no Reino Unido e na Colômbia.

No segundo dia de atividades, o público e os representantes das seis linguagens – artes visuais, circo, dança, música, literatura e teatro – se dividem e participam de duas atividades: rodas de conversas com dois convidados de cada área, pela manhã, e grupos de trabalho, à tarde.

Para tratar de artes visuais, estão confirmados a professora de Museologia, pesquisadora e diretora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Manuelina Duarte (CE/DF) e o pesquisador e curador de arte contemporânea Moacir dos Anjos. Os convidados da área circense são Carolina Garcez, responsável pela área de Circo na Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP, e a produtora e curadora do Festival Mundial de Circo (FMC), Fernanda Vidigal. Personalidades da dança brasileira como a bailarina Iracity Cardoso e a professora e pesquisadora Lenora Lobo também participarão das atividades do dia 31.

O curador das edições 2014 e 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) Paulo Werneck e a presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) Raquel Menezes estarão na mesa redonda de literatura. A diretora e produtora musical Melina Hickson e o compositor e produtor musical Thiago Cury conduzirão as discussões na área de música. E para debater as questões relacionadas ao teatro, estarão presentes Dane de Jade, atriz-pesquisadora e atual secretária de Cultura do Crato (CE), e o diretor teatral, cenógrafo e figurinista Márcio Meirelles.

Os grupos de trabalho serão formados com os participantes das discussões da parte da manhã que irão, à tarde, elaborar propostas efetivas para serem inseridas na Política Nacional das Artes tendo como foco o tema do seminário. Os trabalhos serão moderados pelos articuladores da PNA: Jacqueline Medeiros (artes visuais); Junior Perim (circo); Rui Moreira (dança); Sérgio Cohn (literatura); Cacá Machado (música) e Marcelo Bones (teatro).

As atividades serão abertas ao público e gratuitas, com transmissão ao vivo pelo site do Ministério da Cultura e pela plataforma digital do PNA. As reuniões também serão gravadas em vídeo e disponibilizadas no canal do YouTube do MinC.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *