Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ) será palco do Seminário de Cultura Digital. Pesquisadores, artistas e representantes de grandes empresas vão debater, entre 10h e 18h, a recente revolução que o aparato tecnológico provocou no campo cultural.

Em pauta, a própria definição de cultura digital, os atuais modelos de negócios resultantes das novas tecnologias, produção cultural, mídias sociais e digitalização de acervos. A entrada é gratuita e os interessados na participação deve mandar um e-mail para mila@cultura.rj.gov.br.

O evento tem curadoria de Heloisa Buarque de Holanda e é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura. Participarão dos debates, entre outros: Oona Castro, diretora-executiva do Instituto Sociocultural Overmundo; Eliane Costa, gerente de patrocínio da Petrobras; Ana Claudia Souza, coordenadora do Portal das Artes da Funarte; e a dupla de artistas responsáveis pelo File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Paula Perissimoto e Ricardo Barreto.

O seminário também lança oficialmente o Cultura.rj, portal da Secretaria de Estado de Cultura que tem como principal objetivo tornar-se um catalisador e uma tábua de ressonância de toda a produção cultural do estado. Trata-se de uma revista on-line aberta a colaborações de todos os envolvidos com as diversas manifestações artísticas do Rio, de produtores culturais a cidadãos ligados no que acontece em seu município.

Na Revista, no Banco de Cultura, nos Espaços Culturais e na Programação Cultural, áreas do novo portal, qualquer usuário pode postar textos, fotos, vídeos, músicas – e fazer comentários sobre o material publicado. Basta preencher um cadastro simples.

O objetivo é fazer com que a vasta produção cultural dos municípios ganhe repercussão, e que um maior número de pessoas possa, cada vez mais, obter informações sobre a programação cultural do estado, além de mostrar os seus trabalhos.

No encerramento do seminário, os curadores do projeto File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) vão fazer o lançamento da votação popular do File Prix Lux, o primeiro Prêmio Internacional de Arte e Tecnologia do Brasil. Para mais informações, clique aqui.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

1Comentário

  • Eufrasio Nascimento, 30 de maio de 2010 @ 6:49 Reply

    Muito bôa iniciativa, é de extrema importancia para nós que trabalhamos com cultura, e tambem para o Publico em geral, possivelmente irei , EXPOAFRO BRASIL 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *