No dia 22 de outubro, a Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos promovem o Seminário de Educação para a Cidadania, iniciativa que reunirá gestores, professores e demais profissionais de educação para debater sobre as políticas de formação, acompanhamento e valorização do professor.
Este ano, o evento aborda a formação dos professores de educação básica. Na ocasião será divulgado o resultado da pesquisa A formação e a iniciação profissional do professor e as implicações sobre a qualidade de ensino, que conta com a colaboração da pesquisadora Gisela Wajskop, diretora do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Os debates e apresentações estarão centrados na importância da formação inicial e das primeiras experiências profissionais dos docentes como elemento principal da qualidade do ensino da escola.
Após a divulgação dos resultados desta pesquisa, o professor Jouni Välijärvi, diretor do Instituto de Pesquisas Educacionais da Universidade de Jyväskylä, da Finlândia, fará uma conferência sobre a formação docente numa perspectiva internacional.
Em seguida, terá início uma mesa-redonda sobre Perspectivas para a formação docente no Brasil, com a participação de pesquisadores de educação brasileiros e estrangeiros, como Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, Alba Martinez Olivé, fundadora do Programa Nacional de Atualização Permanente dos Professores da Educação Básica da Secretaria de Educação Pública do México, e Marcelo Soares Pereira da Silva, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério de Educação (MEC).
O evento acontece no dia 22 de outubro, quinta-feira, das 8h às 17h, no Teatro Raul Cortês, localizado na sede da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista).
Os interessados poderão participar do seminário se inscrevendo pelo telefone (11) 2111-7545 ou por emaileventos.brasil@grupo-sm.com. As inscrições são gratuitas.